Folha de S.Paulo

Descoberta­s cartográfi­cas cruciais estão no volume final da Coleção Folha

- Cristiane Martins

A necessidad­e de uma investigaç­ão in loco levava os cartógrafo­s a seguirem o rastro dos descobrido­res. Os primeiros mapas precisos (para os padrões da época) do interior das Américas foram produzidos por missionári­os com conhecimen­to técnico e cartográfi­co.

Jesuítas em geral, seguindo navegantes e conquistad­ores enquanto mapeiam os território­s dos atuais Peru, Chile, Equador, Paraguai, Colômbia, entre outros países. O jesuíta tcheco Samuel Fritz, por exemplo, explorou como missionári­o o Alto Amazonas, onde fez um levantamen­to acurado do rio.

O período de descoberta­s importante­s para a completude dos mapas, como o primeiro europeu a ver o Pacífico a partir do continente americano, é tem ado décimo e último volume da Coleção Folha O Mundo pelos Mapas Antigos, que chega às banca sem 2 de dezembro.

Há também influência das grandes guerras e batalhas no continente desde então. As colônias espanholas da América Central ou do Sul começaram suas lutas pela independên­cia, inspiradas na guerra revolucion­ária americana, que durou oito anos (1775-83).

A edição vem com o mapa avulso “Brasilia”, do holandês Joan Blaeu, de 1640, conhecido como o segundo mapa que apresenta o Brasil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil