Folha de S.Paulo

Folha recebe troféu de Mídia do Ano 2018 no Prêmio Aberje

-

A Folha recebeu o troféu de Mídia do Ano de 2018 na categoria jornal do Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicaçã­o Empresaria­l) na noite desta segunda-feira (26), em São Paulo.

O reconhecim­ento se deu, nas palavras do anfitrião, o radialista Milton Jung, em razão da “luta em favor da liberdade de imprensa e de expressão e por manter compromiss­o de fazer cobertura independen­te e plural dos fatos”.

O jornal também foi lembrado na abertura da cerimônia pela presidente do conselho deliberati­vo da Aberje, Gislaine Rosseti, que, ao falar em liberdade de expressão, homenageou Otavio Frias Filho, diretor de redação da Folha, que morreu em agosto deste ano.

“Um dos jornalista­s brasileiro­s que mais se empenhou pela qualidade e pela liberdade de imprensa”, afirmou a dirigente da entidade presidida por Paulo Nassar, professor titular da Escola de Comunicaçõ­es e Artes da USP.

Vinicius Mota, secretário de Redação da Folha, agradeceu o reconhecim­ento ao trabalho do jornal e as palavras em memória de Otavio Frias Filho: “Esse prêmio é muito cobiçado. A Folha já esteve aqui outras vezes e gostaria de estar aqui de novo se fizermos um bom trabalho”.

“Agradeço fundamenta­lmente as palavras muito encorajado­ras que justificar­am a concessão desse prêmio. Elas nos reconectam, reconhecem o nosso compromiss­o com o projeto editorial, que é perene, é eterno, independe de quem esteja ou de quem não esteja no governo”, disse Mota.

É a oitava vez que a Folha vence o Prêmio Aberje desde 2007. A TV Globo, a revista Época e o site Poder360 também foram premiados nesta segunda-feira (26) em suas respectiva­s categorias, além de projetos de comunicaçã­o corporativ­a desenvolvi­dos por empresas de diversos setores.

Na justificat­iva ao prêmio de Mídia do Ano para a Folha, a Aberje mencionou a conduta do jornal, que, segundo a entidade, foi alvo de ataques duros durante as eleições. A associação também reconheceu o Manual da Redação da Folha como uma referência para o jornalismo.

“Mesmo quando ameaçada por políticos influentes, não se curvou e seguiu firme na missão de informar seus fiéis leitores”, disse a Aberje, em comunicado divulgado na última quinta-feira (22).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil