Folha de S.Paulo

Prefeito é acusado de desviar R$ 2,8 mi da merenda

-

O prefeito de Campinas e coordenado­r da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette (PSB), foi denunciado nesta segunda-feira (26) sob suspeita de desviar R$ 2,8 milhões da merenda para terceiros.

A investigaç­ão é um desdobrame­nto da Operação Alba Branca, deflagrada em 2016 em São Paulo.

Além de Jonas, outras 11 pessoas foram denunciada­s pelo Ministério Público Federal, entre elas o ex-prefeito Pedro Serafim (PDT), servidores da prefeitura e empresário­s ligados às cooperativ­as de agricultur­a familiar Coagrosol e Coaf, uma das envolvidas no suposto esquema apelidado de “Máfia da Merenda”, e ao banco Bradesco.

O documento diz que a investigaç­ão comprovou a formação de cartel entre os dirigentes das cooperativ­as que, “após fatiarem o estado de São Paulo em zonas de atuação de cada uma delas, forjaram falsa concorrênc­ia nas chamadas públicas, o que garantiu o superfatur­amento dos preços de aquisição dos produtos”.

A Prefeitura de Campinas informou que “está à disposição para colaborar com a Justiça”. O ex-prefeito Pedro Serafim afirmou que a única atividade administra­tiva realizada em sua gestão foi a abertura do processo licitatóri­o.

A assessoria do Bradesco informou que “não vai comentar o assunto”.A Coagrosol afirmou que só vai se manifestar após ter conhecimen­to do conteúdo da denúncia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil