Folha de S.Paulo

Emirados dão indulto a estudante britânico

-

O governo dos Emirados Árabes Unidos concedeu indulto nesta segundafei­ra (26) ao estudante britânico Matthew Hedges, condenado na semana passada a prisão perpétua pela acusação de espionagem.

O perdão foi assinado pelo xeque Khalifa bin Zayed Al Nahyan, presidente do país.

Hedges, 31, embarcou num voo rumo a Londres na noite da própria segunda, de acordo com a agência Reuters.

O indulto foi decidido em resposta a uma carta da família de Hedges enviada pelas autoridade­s britânicas, informou um alto funcionári­o do país árabe, Khaber al Lamki.

No entanto, Lamki insistiu que o britânico “é 100% um agente do serviço secreto e foi considerad­o culpado de espionagem”. Ele afirmou que Hedges confessou os fatos.

O governo britânico negou que o estudante seja um espião. Detido no aeroporto de Dubai em 5 de maio, Hedges é doutorando da Universida­de de Durham, no nordeste da Inglaterra. De acordo com sua esposa, Daniela Tejada, ele pesquisava a política de segurança externa e interna dos Emirados Árabes após a Primavera Árabe de 2011.

Após ser preso, Hedges passou cinco meses na solitária até ser liberado, sob fiança, para aguardar o julgamento. Ele foi condenado pelo tribunal federal de Abu Dhabi.

O veredito teve como base o testemunho de um árabe que denunciou o estudante por fazer perguntas sobre temas confidenci­ais. Segundo a família de Hedges, a sessão durou menos de cinco minutos.

“Apesar de nossas divergênci­as com as acusações, estamos agradecido­s ao governo dos Emirados Árabes Unidos por resolver o problema”, disse o ministro britânico das Relações Exteriores, Jeremy Hunt.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil