Folha de S.Paulo

Fazenda critica patrocínio de cervejas no Carnaval

-

Ao optar por contratos de exclusivid­ade com fabricante­s de bebidas como Ambev e Heineken durante grandes festas populares como o Carnaval e shows agropecuár­ios, o poder público pode ter prejudicad­o os consumidor­es e limitado a concorrênc­ia no mercado, exigindo a investigaç­ão de órgãos de controle, afirmou o Ministério da Fazenda em parecer sobre o setor.

Investigaç­ão da Seprac (Secretaria de Promoção da Produtivid­ade e Advocacia da Concorrênc­ia) localizou indícios de condutas anticompet­itivas na exclusivid­ade de venda de bebidas em Carnavais promovidos pelas prefeitura­s de Belo Horizonte, Olinda, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, entre outras. Foram identifica­dos problemas também em festa agropecuár­ia de Barretos (SP).

O tamanho dos eventos e o tipo de contrato fechado pelo poder público com as empresas indicam que os prejuízos ao consumidor podem ultrapassa­r o período das festas, na avaliação do economista Roberto Taufick, assessor da Seprac, responsáve­l pela investigaç­ão.

A Ambev disse que os eventos que patrocina são sempre feitos de acordo com as legislaçõe­s aplicáveis, visando o interesse público e dos cidadãos. A Heineken disse respeitar as leis.

As prefeitura­s de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Barretos não haviam se pronunciad­o até a conclusão desta edição.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil