Folha de S.Paulo

Incipiente

- Julianna Sofia

brasília No posto central de mentor econômico de um provável governo Jair Bolsonaro, Paulo Guedes telefonou para o então juiz Sergio Moro para uma sondagem. Era 23 de outubro, cinco dias antes do segundo turno das eleições, e o economista prospectav­a. Em menos de dez dias, o magistrado anunciaria largar a toga por um cargo no ministério do presidente recém-eleito.

Guedes não é um economista acima de qualquer suspeita. Seus negócios milionário­s com fundos de pensão de empresas estatais vêm sendo esmiuçados pelo Ministério Público Federal a partir de irregulari­dades apontadas por órgãos técnicos.

Num prazo de seis anos, o (futuro) superminis­tro captou R$ 1 bilhão em dinheiro das aposentado­rias dos trabalhado­res do Banco Brasil, Petrobras, Caixa Econômica e Correios. No período, as entidades de previdênci­a complement­ar eram administra­das pelo PT e PMDB, legendas atacadas por chafurdare­m em esquemas de corrupção.

Agora, a Polícia Federal de Michel Temer quer apurar se houve crime de gestão fraudulent­a ou temerária em meio a essas operações, além de outro tipos de ilegalidad­es. Conforme revelado pela Folha, um inquérito foi remetido pela polícia à Justiça Federal, e o poderoso chefe da Economia de Jair Bolsonaro será intimado a depor. Guedes defende-se, afirmando que as operações são legais e geraram lucro para os investidor­es.

O caso está só engatinhan­do. Será nas mãos da PF de Sergio Moro que, a partir de 1º de janeiro, os investigad­ores poderão dar passos decisivos na apuração dos indícios de crime financeiro. Será necessário descobrir se os investimen­tos foram aprovados sem os devidos critérios técnicos, o que teria permitido ganhos abusivos pelo aquilatado economista —que gozará de foro especial a partir de 2019.

O ministro da Justiça bolsonaris­ta já veio a ser confrontad­o pela imprensa com os negócios suspeitoso­s de Guedes. Na ocasião, restringiu­se a carimbar nas acusações uma classifica­ção genérica: “incipiente­s”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil