Folha de S.Paulo

Martin Wolf indica melhores livros de economia de 2018

Colunista do Financial Times destaca obras sobre crise, finanças e corrupção

- Financial Times, tradução de Paulo Migliacci

Martin Wolf, comentaris­ta-chefe de economia no jornal britânico Financial Times, incluiu em sua lista de melhores títulos de 2018 obras que passam por assuntos variados, do pensamento do filósofo escocês Adam Smith (1723-90) até as consequênc­ias da mais recente crise financeira internacio­nal, iniciada em 2007 (caso de “Crashed”).

Entre os livros, ainda sem tradução em português, também há espaço para uma discussão a respeito dos desafios que a China terá ao enfrentar suas contradiçõ­es internas em meio a um movimento de modernizaç­ão do país, assunto do livro “Red Flags”

O Fed (Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos) é destaque em duas obras da lista de Wolf. Em “Last Resort”, o professor de direito Eric A. Posner avalia do ponto de vista jurídico as ações tomadas pela instituiçã­o durante a crise de 2008.

Keeping At It, por sua vez, traz a experiênci­a de Paul Volcker, que foi o presidente do Fed entre 1979 e 1987, destacando sua visão sobre as responsabi­lidades de quem ocupa um cargo público.

A polêmica na lista fica com “The Finance Curse”, que ataca as finanças modernas afirmando que elas têm servido mais à sonegação fiscal e à corrupção do que ao apoio ao sistema produtivo.

Confira oito das indicações de Wolf comentadas por ele.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil