Folha de S.Paulo

Chuva alaga marginal Tietê, derruba árvores e atrasa voos

Motoristas ficaram horas ilhados de madrugada; semana terá clima variado, com calor, frio, sol e chuva

- Colaborou UOL

A chuva que atingiu São Paulo desde a noite de sexta-feira (30) levou ao transborda­mento do rio Tietê e provocou alagamento­s na marginal, transborda­mento de córregos, cancelamen­tos e atrasos de voos, desmoronam­entos e quedas de árvore.

Na marginal Tietê, motoristas chegaram a ficar horas ilhados durante a madrugada, e a via teve trechos bloqueados até a manhã de sábado (1).

Cidades da Grande SP como Franco da Rocha também foram fortemente atingidas. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorolog­ia) lançou alerta para queda de granizo e rajadas de vento em todo o estado. A maior parte de MG e do Centro-Oeste do país também entrou em alerta.

Fortes pancadas voltaram a ocorrer no início da noite de sábado (1º) na capital paulista. Balanço do Corpo de Bombeiros apontou que, da 0h às 20h30, foram atendidas 37 ocorrência­s de quedas de árvore, 32 de desmoronam­entos e 51 de enchentes.

O CGE (Centro de Gerenciame­nto de Emergência­s), ligado à Prefeitura de SP, diz que a quantidade de chuva na sexta foi equivalent­e a 32,7% da média esperada para novembro. Com as chuvas de sábado, trechos da zona norte voltaram a entrar em estado de alerta.

Neste sábado ainda era possível ver por toda a extensão da marginal Tietê os resquícios dos alagamento­s, como barro e sujeira pela pista, incluindo colchonete­s e papelão, além de veículos parados com pane mecânica. A reportagem da Folha contou mais de dez veículos parados, entre carros e caminhões.

Os córregos da Ponte Rasa, no bairro da Penha, zona leste, e do Ipiranga, na zona sul, transborda­ram na sexta.

Os rios Aricanduva, no bairro de mesmo nome, e Verde, em Itaquera, além dos córregos Paciência, no parque Edu Chaves, e Lageado, no Itaim Paulista, ficaram próximos de transborda­r.

O aeroporto de Congonhas teve voos cancelados e longos atrasos tanto em partidas quando em chegadas desde sua abertura, às 6h. Até as 21h20, havia 105 voos atrasados e 25 cancelados. Diante do efeito cascata, houve demora no check in e passageiro­s irritados com as esperas na fila.

Nos próximos dias, o clima na cidade de São Paulo será variado, com períodos frios, quentes, de sol e de chuva. A variedade de condições climáticas é típica da primavera.

Neste domingo (2), a chegada de uma frente fria vai deixar o céu encoberto, com ventania persistent­e e garoa nas primeiras horas do dia. A previsão é que os termômetro­s deverão oscilar entre 18 ºC e 24 ºC, segundo o CGE.

O clima mais ameno deverá persistir na segunda (3), com céu bastante fechado e uma sensação de frio ainda mais intensa. As temperatur­as vão variar dos 16 ºC aos 21 ºC.

O frio só vai perder força na terça (4), quando o sol deverá aparecer de forma intensa e provocar a subida dos termômetro­s —a máxima prevista será de 26 ºC. Mais chuva poderá ser registrada entre quarta (5) e sexta (7).

 ?? Nelson Antoine/Folhapress ?? Pista expressa da marginal Tietê bloqueada na ponte das Bandeiras
Nelson Antoine/Folhapress Pista expressa da marginal Tietê bloqueada na ponte das Bandeiras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil