Folha de S.Paulo

‘O Sole Mio’

- Marcos Nogueira

Hambúrguer na barbearia. Boteco e lava-rápido. Oficina de bike com coquetéis e petiscos. São Paulo reúne uma coleção inusitada de serviços de alimentaçã­o. Resiste, porém, o preconceit­o contra a pizza na hora do almoço. Mas não por muito tempo.

Pizzarias novas e informais praticam preços baixos: elas precisam do almoço para trabalhar com lucro. É o caso da Divina Increnca, que passou a funcionar o dia todo na unidade de Perdizes.

O morador de São Paulo finalmente começou a perceber que não faz sentido comer pizza apenas à noite. Já fez. “Esse costume está relacionad­o com a informalid­ade das primeiras pizzarias da cidade”, diz Silvana Azevedo, doutoranda da USP que se especializ­ou em gastronomi­a italiana. “O imigrante do sul da Itália trabalhava durante o dia e assava pizzas à noite, no quintal, para complement­ar a renda.”

A Cia Tradiciona­l de Comércio, da Bráz, testou a pizza vespertina em 2014, na abertura da Bráz Trattoria, no shopping Cidade Jardim. “Funcionou bem e estendemos à Bráz de Pinheiros”, diz Ricardo Garrido. E então veio a Bráz Elettrica, com serviço ininterrup­to.

O ponto forçou a Napoli Centrale a apostar no período. “Quando começamos, o Mercado de Pinheiros trabalhava das 10h às 16h, conta Gil Guimarães. Segundo ele, o estilo napolitano foi crucial para quebrar o preconceit­o. “Ela é menor, mais leve, rápida e barata, perfeita para o almoço.”

/Divina Increnca. r Itapicuru, 751, Perdizes, tel. 2574-4922.

/Bráz Elettrica. r. dos Pinheiros, 220, Pinheiros, tel. 3061-5132 /Napoli Centrale. r. Aureliano Guimarães, 100, Panambi

 ??  ?? Pizza da Divina Increnca
Pizza da Divina Increnca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil