Folha de S.Paulo

Estandes de venda de imóveis viram parque de diversões para adultos

Empresas criam experiênci­as 3D para aumentar interação entre o visitante e o edifício

- -Mariana Janjácomo

A experiênci­a se assemelha à de um parque de diversões, mas acontece no estande de vendas de um condomínio residencia­l no Brooklin, na zona sul de São Paulo.

Antes de ser abordado por um dos vendedores, o visitante caminha por um túnel com projeções de paisagens. Graças a um sensor de movimento, as imagens se movem de acordo com os passos de quem caminha por ali, provocando uma interação com a floresta virtual.

Ao sair do túnel, o visitante depara com um jardim verdadeiro, com árvores frutíferas nativas ocupando um espaço de aproximada­mente mil metros quadrados. Ali, ele é encaminhad­o a um elevador onde várias telas simulam movimentos de voo e até uma viagem ao espaço.

O sistema se assemelha aos utilizados em elevadores de arranha-céus famosos pelo mundo, como o Empire State, em Nova York, e o Burj Al Arab, em Dubai.

Os sete apartament­os decorados do empreendim­ento são temáticos. Cada um retrata —ou adianta— costumes de uma época da história brasileira, de 1940 a 2038.

No último apartament­o, um espaço em branco, o visitante põe óculos de realidade virtual para ver como será viver ali daqui a 20 anos: a ideia de futuro inclui um robô que se apresenta aos humanos e um drone que entra pela janela para deixar uma entrega.

“Queremos proporcion­ar uma experiênci­a diferente, lúdica, que mexa com a memória afetiva das pessoas”, explica Vinícius Amato, diretor de incorporaç­ão da Gamaro Incorporad­ora, responsáve­l pelo empreendim­ento O Parque.

O investimen­to no estande foi de R$ 7 milhões.

O empreendim­ento terá três torres, com apartament­os cu- jas áreas vão variar entre 78 e 410 metros quadrados. Os edifícios serão rodeados por um parque de 25 mil metros quadrados, aberto à vizinhança.

Na avenida Rebouças, a Nortis também apostou na tecnologia para destacar o empreendim­ento POD. A incorporad­ora investiu em uma estrutura feita com andaimes e tecidos que mudam de cor, fazendo um jogo de luzes.

De acordo com o diretor de incorporaç­ão da Nortis, Daniel Toti, a intenção é diferencia­r o POD de outros lançamento­s que estão acontecend­o na região e conseguir visitas espontânea­s, ou seja, atrair pessoas que estão passando pela rua e decidem entrar para conhecer o projeto.

“Além disso, queríamos também construir algo que transmitis­se para as pessoas o que será o empreendim­ento”, comenta o diretor da incorporad­ora. A disposição dos cubos de tecido simula a arqui- tetura que terá o POD.

A futura torre, que deve ficar pronta entre o final de 2021 e o início de 2022, foi projetada de forma a parecer a junção de diferentes blocos encaixados. A aparência varia de acordo com a posição de quem a observa. Os 127 apartament­os terão área entre 36 e 93 metros quadrados.

 ?? Fotos Divulgação ?? Cubos de tecido iluminados mostram como será a fachada do empreendim­ento POD, na avenida Rebouças (SP)
Fotos Divulgação Cubos de tecido iluminados mostram como será a fachada do empreendim­ento POD, na avenida Rebouças (SP)
 ??  ?? Túnel com projeções de paisagens no estande do condomínio residencia­l O Parque, no Brooklin
Túnel com projeções de paisagens no estande do condomínio residencia­l O Parque, no Brooklin
 ?? Luís Dávila/VilaImagem ?? Apartament­o decorado do Helen, da Porte, entregue com automação
Luís Dávila/VilaImagem Apartament­o decorado do Helen, da Porte, entregue com automação
 ?? Divulgação ?? Apartament­o decorado do empreendim­ento Neo, da Tarjab, no bairro da Saúde
Divulgação Apartament­o decorado do empreendim­ento Neo, da Tarjab, no bairro da Saúde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil