Folha de S.Paulo

Clima natalino combina com bacalhau e vinho

-

Todo ano faço tudo igual: Natal rima com pernil, tender, salpicão. E com bacalhau. É como concebo a festa do ponto de vista alimentar (embora ache a espiritual mais estimulant­e, no caso, quem não gosta de terminar o ano com uma esperancin­ha de renascimen­to?). Passei quase um mês em Portugal, oficialmen­te em férias, mas quem escreve sobre comida e vinho trabalha em cada refeição. Fui ao Douro profundo e dormi na Quinta de Vargellas, onde tive um grande jantar da viagem.

Estavam à mesa dois Portos espetacula­res. Bebo Portos o ano inteiro, são meus vinhos favoritos, e não tenho problema em combiná-los com comida. Vargellas fica para lá do fim do mundo, paisagem lindíssima onde a luz elétrica chegou recentemen­te.

É o equivalent­e, para mim, a um mosteiro para reciclar energias. Tem gente que viaja para a Índia, eu prefiro o norte português, com confortos britânicos e comida local. Fujo do assunto pois vou contar uma gafe.

Minha anfitriã foi dormir e me deixou com o silêncio da noite, a lareira acesa e duas garrafas: Porto Taylors Tawny 20 anos e Quinta de Vargellas Vintage 1997. Prometi a ela acordar cedo, tínhamos um almoço importante no Porto, mas os dois decantador­es com os vinhos estavam ali, tão deliciosos.

Fiquei lá pensando na aventura de meu bisavô que largou o Porto com 18 anos e veio para o Brasil em 1877, na história daquele lugar, na presença inglesa, olhando as fotos dos donos com diversos figurões, inclusive uma autografad­a por Winston Churchill. Enxuguei as garrafas até a penúltima gota, as últimas joguei no fogo, como brinde.

Acordei com o som de uma trompa de caça. Cheguei esbaforido ao almoço, mas pontual. Esperavam-me rindo e com a frase de fino humor inglês: “a trompa fica lá para isso, sabemos acordar hóspedes que amam vinhos”.

Queria falar do Natal, falarei depois, mas bebo Portos e Madeiras no período, achei que esse conto natalino de uma extravagân­cia era melhor. E, apesar do mês português, fui comer bacalhau, desta vez com um branco encorpado na Tasca do Zé e da Maria.

 ??  ?? Bacalhau com batatas da Tasca do Zé e da Maria
Bacalhau com batatas da Tasca do Zé e da Maria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil