Folha de S.Paulo

Palmeiras ergue a taça

Presidente eleito assiste à vitória do time campeão em despedida do Brasileiro

- Diego Garcia e Rafaela Cardoso Paulo Whitaker/Reuters

Time paulista, que entrou no Allianz Parque já campeão do Campeonato Brasileiro, venceu o Vitória por 3 a 2. A equipe recebeu o troféu das mãos de Jair Bolsonaro, saudado no estádio aos gritos de “mito”.

Em uma tarde de muita festa no Allianz Parque, já que o título brasileiro estava garantido com uma rodada de antecedênc­ia, o Palmeiras entrou em camp opara cumprir tabela, levantara taça de campeão e dara volta olímpica diante da sua torcida.

O time alviverde levou um susto, mas bateu o já rebaixado Vitória por 3 a 2, com gols de Edu Dracena, Gustavo Scarpa e Bruno Henrique.

O Campeonato Brasileiro chegou ao fim com uma campanha histórica do Palmeiras. Com 80 pontos, foram 23 vitórias, 11 empates e 4 derrotas.

Além disso, o time comandado por Luiz Felipe Scolari alcançou a marca de 23 jogos deinvenc ibi lida de.Éa primeira vez que uma equipe fecha o segundo turno do Nacional de pontos corridos sem perder.

No ano passado, o Corinthian­s ficou 19 jogos invictos no primeiro turno da competição e somou 47 pontos, mesma marca alcançada pelo Palmeiras no returno deste ano.

A equipe alviverde garantiu o melhor ataque do campeonato (64 gols marcados), a melhor defesa (26 sofridos), além de ser o que mais venceu.

Com recorde de público na arena, os 41.256 torcedores fizeram uma enorme festa. Um dos convidados para ela foi o presidente eleito da República, Jair Bolsonaro (PSL).

Ele viveu uma tarde de ídolo neste domingo (2). Responsáve­l por entregara taça de campeão ao capitão do time, Bruno Henrique, foi ovacionado por boa parte da torcida alviverde. Também houve vaias.

Depois, Bolsonaro deu a volta olímpica com atletas ao redor do gramado do Allianz. No trajeto,voltou a ser aplaudido por torcedores, principalm­ente depois de se enrolar em uma bandeira do clube.

Em determinad­o momento, os palmeirens­es puxaram o grito de “mito” para ovacio- ná-lo. Depois, xingaram o expresiden­te Lula (PT), torcedor do rival Corinthian­s.

Jair Bolsonaro também foi tietado pelos jogadores, que o abraçaram no palco onde receberam as medalhas. Principalm­ente o técnico Luiz Felipe Scolari, que já havia prestado continênci­a no vestiário, e Felipe Melo, que repetiu o gesto durante a premiação.

O goleiro Jailson foi outro que o tratou como ídolo. Durante a volta olímpica, o levou às arquibanca­das para cumpriment­as torcedores e posou para fotos com o político.

Bolsonaro permaneceu dentro do campo com o time por 30 minutos. Ele ainda recebeu dos atletas o troféu e o ergueu para a torcida, rodeado por um batalhão de seguranças.

O presidente eleito assistiu ao jogo em um camarote no Allianz Parque. Ao seu lado estiveram os principais nomes da CBF, como o atual presidente da entidade, coronel Antô- nio Nunes, e o futuro, Rogério Caboclo. A patrocinad­ora do clube, Leila Pereira, da Crefisa, também posou para fotos com Bolsonaro.

A imagem dele como flamenguis­ta rendeu um outro cartaz. “Bolsonaro oportunist­a”, dizia o panfleto.

Já um vendedor ambulante que trabalha nas cercanias do estádio apostou que a soma da alegria dos palmeirens­es com o time à popularida­de de um presidente eleito com mais de 57 milhões de votos rendesse boas vendas.

Ele enquadrou fotos do Palmeiras e de Bolsonaro com a camisa do clube. “Custa R$ 15 o quadrinho. É baratinho. As do Bolsonaro eu não vendi muito não, mas a do time campeão está saindo bem”, disse.

Apesar de Bolsonaro já ter posado para fotos com camisas de vários times brasileiro­s, ele afirma que é palmeirens­e desde a infância.

Quanto à preferênci­a clubística de seu pai, Geraldo, não existem dúvidas. Ele batizou o filho com o nome do camisa 10 palmeirens­e da década de 50, Jair Rosa Pinto.

 ??  ?? Jogadores do Palmeiras com a taça de campeão brasileiro de 2018
Jogadores do Palmeiras com a taça de campeão brasileiro de 2018
 ?? André Penner/Associated Press ?? O palmeirens­e Felipe Melo presta continênci­a ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, capitão reformado do Exército
André Penner/Associated Press O palmeirens­e Felipe Melo presta continênci­a ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, capitão reformado do Exército

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil