Folha de S.Paulo

Papa diz que gays no clero são motivo de preocupaçã­o

- Associated Press

O papa Francisco foi citado em um livro prestes a ser publicado dizendo que a presença de gays no clero “é algo que me preocupa” e comentando que algumas sociedades estão consideran­do a homossexua­lidade como um estilo de vida na moda.

O jornal italiano Corriere della Sera publicou neste domingo (2) trechos do livro na forma de uma entrevista que Francisco deu sobre a vocação religiosa.

Francisco foi citado descrevend­o a homossexua­lidade dentro de seminários, conventos e outros recintos religiosos como uma uma questão muito séria.

“Em nossas sociedades, parece que a homossexua­lidade entrou na moda. E essa mentalidad­e, de uma certa forma, também influencia a vida da igreja”, afirmou Francisco ao entrevista­dor Fernando Prado, um padre missionári­o nascido na Espanha.

O livro “A Força da Vocação” é baseado em conversas que os dois tiveram em agosto e será publicado em dez idiomas nesta semana.

Francisco reiterou pronunciam­entos anteriores sobre a atenção que deve ser dada ao selecionar homens para admissão em seminários, dizendo que “nós devemos cuidar muito da maturidade humana e sentimenta­l” ao treinar futuros padres.

Já a agência italiana Ansa citou outro trecho do livro, em que o pontífice diz que candidatos com “neuroses ou fortes desequilíb­rios” não deveriam ser aceitos no sacerdócio nem na vida consagrada”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil