Folha de S.Paulo

VAR quebra resistênci­a das principais ligas e chega à elite da Europa

- Bruno Rodrigues

Após enfrentar resistênci­a de dois dos seuso árbitro de vídeo enfim dominará a elite do futebol europeu a partir de 2019.

Nesta segunda-feira (3), depois de reunião do Comitê Executivo da Uefa em Dublin, na Irlanda, a entidade anunciou a utilização do VAR já nesta edição da Champions League, com início na fase de oitavas, que começará em fevereiro do ano que vem.

Em novembro, a Premier League também havia anunciado a implementa­ção do árbitro de vídeo para a próxima temporada do Campeonato Inglês. Achegada da tecnologia às duas ligas representa a que bra da última barreira de resistênci­a ao VAR entre as principais competiçõe­s de clubes do continente.

Depois da Copa do Mundo da Rússia, que contou pela primeira vez em sua história com o recurso, Espanha e França colocaram em prática o auxílio eletrônico em seus campeonato­s nacionais. Itália, Alemanha e Portugal já o utilizavam.

A Uefa anuncia a novidade meses depois de seu próprio presidente, o esloveno Aleksander Ceferin, afirmar que a Champions League ainda não estaria pronta para receber o VAR. Em abril, o dirigente se referiu à competição como uma Ferrari ou um Porsche para justificar­a demora de implementa­ção da tecnologia em relação a outros torneios europeus.

“Você não pode dirigir de primeira, precisa de treino, testes off-line. Tem de entender como funciona”, disse.

No anúncio da entidade nestasegun­da, porém,Cefer in voltou atrás e falo udo benefício que poderá trazer para a evolução das competiçõe­s.

“Estamos prontos para utilizar o VAR antes do inicialmen­te planejado e estamos convencido­s de que será benéfico para nossas competiçõe­s já que irá prover uma ajuda valiosa aos árbitros e permitirá reduzir decisões incorretas.”

Segundo levantamen­to da Folha, o VAR foi usado 26 vezes durante o Mundial. Em 15 delas, a decisão inicial da arbitragem passou por reformulaç­ão após consulta.

Além da Champions, a Uefa informou que o árbitro de vídeo também será usadona final da EuropaLe ague, nas finais da Ligadas Nações ena Euro copa sub -21, to dosem 2019.

No Brasil, o auxílio eletrônico apareceu somente na Copa do Brasil, a partir das quartas de final. No Campeonato Brasileiro, a CBF sugeriu a utilização da tecnologia, mas o custo seria bancado pelos clubes. Em votação, as equipes vetaram o uso. Alegaram que não teriam como bancar o custo de R$ 1 milhão por time.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil