Folha de S.Paulo

Comissão pede ao Cade que barre verticaliz­ação no cartão de crédito

- Maeli Prado

Relatório aprovado nesta terça-feira (4) na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado recomendou ao Cade (Conselho Administra­tivo de Defesa Econômica) que proíba que um mesmo grupo financeiro atue em todos os elos do sistema de pagamentos.

Em outras palavras, a sugestão, que não precisa ser adotada, é que uma só instituiçã­o financeira não possa ser dona de bandeiras, emissoras e credenciad­ores de cartões, o que, na avaliação da CAE, prejudica a concorrênc­ia.

O documento é resultado das discussões de um grupo de trabalho que foi montado dentro da comissão para debater os elevados spreads bancários (diferença entre o que os bancos pagam para captar recursos e oque cobram na pontados seus clientes) e apresentar sugestões para reduzir o cus todo crédito.

O relatório afirma que proibira atual“verticaliz­ação ”, como essa permissão para que um mesmo grupo atue em todos os elos da cadeia é chamada, pode ser mais efetivo do que multar eventuais excessos dos grupos financeiro­s.

“A forte verticaliz­ação do setor cria grandes entraves à competição”, diz o texto.

O documento diz também que é necessário que o Cade e o Banco Central impeçam condutas anticompet­itivas por parte dos grandes bancos.

O relatório também estimulou que o BC fixe um limite para cobrança de tarifas em transações que usem cartão de crédito, assim como foi feito no caso dos cartões de débito.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil