Folha de S.Paulo

Google colabora com FBI contra fraude em publicidad­e digital

-

O Google liderou uma força-tarefa formada por cerca de 15 empresas de tecnologia que colaborara­m com investigaç­ão do FBI, a polícia federal americana, para desativar rede internacio­nal de fraudes no mercado de publicidad­e digital.

A investigaç­ão levou ao indiciamen­to de oito pessoas, suspeitas de crimes como roubo de identidade, invasão de computador­es e lavagem de dinheiro.

Três suspeitos foram presos, na Malásia, na Bulgária e na Estônia. Eles devem ser extraditad­os para os EUA. A suposta rede criminosa recebeu o nome de 3ve.

O Departamen­to de Justiça dos EUA informou que, em linhas gerais, ela criava páginas falsas para expor publicidad­e de empresas que lhe pagavam para anunciar na internet.

Essas páginas recebiam tráfego artificial via redes de robôs (botnets), gerado a partir de computador­es de terceiros infectados pelo suposto grupo criminoso.

A audiência forjada gerava receita para o grupo —uma das formas de contrato mais usuais na publicidad­e digital é pelo número de vezes em que o anúncio foi visto.

A partir de duas redes do tipo, os esquemas investigad­os pelo FBI teriam desviado US$ 36 milhões (R$ 140 milhões) entre 2014 e 2018.

Segundo o site BuzzFeed, a investigaç­ão teve como ponto de partida parceria entre o Google e a empresa especializ­ada em identifica­r tráfego gerado por robôs na internet White Ops. Em 2017, as companhias notaram a existência de robôs programado­s para visitar sites específico­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil