Folha de S.Paulo

Agora livre da máfia da merenda, Capez chefiará Procon no governo Doria

- Guilherme Seto

O governador eleito João Doria (PSDB) disse nesta terça-feira (4) que o deputado estadual Fernando Capez, também do PSDB, comandará o Procon de São Paulo a partir de 2019. Doria disse ter convidado Capez, que teria aceitado o convite para assumir o cargo.

“Vai comandar o Procon no nosso governo. Já foi convidado, já aceitou, e será o presidente do Procon”, disse Doria, em referência ao cargo de diretor-executivo do órgão estadual.

Ex-presidente da Assembleia Legislativ­a de São Paulo, Capez foi acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por suposto envolvimen­to na chamada máfia da merenda. Em junho, o STF trancou a ação penal.

Mobilizada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de São Paulo, a Operação Alba Branca, para apurar desvios e fraudes na compra de suco para a merenda escolar em São Paulo, veio a público em de janeiro de 2016.

Membros da Coaf (Cooperativ­a Orgânica Agrícola Familiar) disseram em depoimento que, nos contratos relativos ao estado (de R$ 11,4 milhões), a propina foi negociada com ex-assessores do gabinete de Capez. À época, todos negaram participaç­ão em crimes.

Doria anunciou ainda o deputado estadual tucano Marco Vinholi como secretário de Desenvolvi­mento Regional (pasta que ficou conhecida como secretaria do Interior, que cuidará da relação do governo estadual com as prefeitura­s) e o presidente do Secovi-SP, Flávio Amary, como secretário de Habitação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil