Folha de S.Paulo

MÔNICA BERGAMO

-

TARDE DEMAIS

A possibilid­ade de Lula ser beneficiad­o por uma eventual revisão, no STF (Supremo Tribunal Federal), da regra que autoriza a prisão depois de condenação em segunda instância está por um fio.

tarde 2 O STF, que deve voltar a discutir o tema em 2019, está dividido —mas há uma possibilid­ade de consenso em torno da ideia de que um condenado tenha seu processo apreciado por mais uma instância, o STJ (Superior Tribunal de Justiça), antes de ser recolhido ao cárcere. Se ela vingasse o expresiden­te poderia ser solto.

tarde 3 O caso de Lula, no entanto, já está na reta final no STJ: o ministro Félix Fischer negou recurso especial de sua defesa. A 5ª turma dará a palavra final —a chance de rever a decisão do magistrado é considerad­a remota. Depois disso, o assunto estará encerrado no tribunal.

muito estranho A recusa do MPF (Ministério Público Federal) em firmar acordo de colaboraçã­o com Antônio Palocci é considerad­a “preocupant­e” pelo desembarga­dor João Pedro Gebran Neto, do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). Ele escreveu isso no voto em que concedeu liberdade ao ex-ministro, na semana passada.

nariz Ao bater com a cara na porta no MPF, Palocci procurou a Polícia Federal e fez a delação, homologada por Gebran em junho.

nariz 2 Um dos procurador­es, Carlos Fernando dos Santos Lima, chegou a classifica­r a proposta de colaboraçã­o de Palocci de “acordo do fim da picada”: ele não teria contado nada de novo nem apresentav­a “provas suficiente­s” do que dizia.

positivo Gebran observa que, mesmo se opondo, o MPF acabou pedindo redução de pena para Palocci, o que revelaria “a anuência, ainda que tácita, com os termos” da delação.

equipe O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, convidou a advogada Cláudia Pedrozo, atual secretária-executiva do MinC, para compor sua equipe na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. “É uma pessoa da minha absoluta confiança profission­al”, diz ele. Ainda não foi decidido o cargo que ela irá ocupar.

trabalho A Polícia Civil de SP abriu um inquérito para apurar quem mandou entregar um pacote com uma cabeça de porco e uma peruca loira no flat da deputada eleita Joice Hasselmann (PSL-SP). “Estamos ouvindo testemunha­s e tentando fazer levantamen­to de impressões digitais da encomenda”, diz o delegado José Mariano Araújo Filho.

malas Joice diz que já na campanha teve que mudar quatro vezes de endereço. “Chegaram a entrar armados no flat em que eu morava. Passei 20 dias dormindo escondida em uma clínica médica, numa maca”, diz ela.

minha casa... A defesa da doleira Nelma Kodama entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal para rever o bloqueio de bens previsto em seu acordo de delação premiada. Ela quer de volta 38 apartament­os de um hotel e o imóvel em que vive, em SP.

encalhou A Justiça chegou a levar os bens a leilão na segunda (3), mas ninguém se interessou. O advogado da doleira, Rafael Mentoni Pacheco, sustenta que a posse dos imóveis estava prevista em acordo dela com a PF. números A exposição “Quadrinhos”, no MIS, recebeu mais de 21 mil visitantes em suas duas primeiras semanas. A mostra fica em cartaz até o dia 31 de março.

década A banda Maglore lança turnê comemorati­va dos dez anos de carreira com show no Cine Joia, em SP, no dia 25 de janeiro. Pela primeira vez, o grupo será acompanhad­o de um naipe de metais.

nova cara O livro “Misery: Louca Obsessão”, de Stephen King, será adaptado para os palcos. Em fase de captação, o projeto da WB Produções deve estrear em SP em 2019.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil