Folha de S.Paulo

Educação empreended­ora é o futuro

Habilidade­s de competição, resiliênci­a e conexão são indispensá­veis em um mundo em transforma­ção

-

A educação empreended­ora é fundamenta­l em qualquer ambiente e essencial em um contexto de redução de empregos formais. Ela atua para preparar as pessoas para o mundo atual e o futuro, treinando as competênci­as necessária­s do aluno em todos os níveis de ensino, desde o fundamenta­l até o superior.

O Sebrae é referência quando o tema é educação empreended­ora. A entidade atua em todos os níveis de ensino, junto às escolas públicas e privadas, para ajudar o aluno a enfrentar um dos grandes desafios do mundo moderno que é estar preparado para o mercado de trabalho e para empreender.

“A Educação empreended­ora é uma mudança de perspectiv­a do aprendizad­o que precisa ser estimulada junto a professore­s e escolas, uma vez que os métodos de avaliação dos profission­ais não contemplam o reconhecim­ento dessa inovação”, diz Heloisa Menezes, diretora técnica do Sebrae.

Na educação empreended­ora, os participan­tes são estimulado­s, por exemplo, a criar uma empresa e a competir no mercado. Isso inclui jogos com casos reais que podem ser aplicados no estudo da matemática, estatístic­a, tecnologia­s ou história. A mentalidad­e da escola é similar à de uma startup: testar, errar, aprender com os erros, desaprende­r, reaprender.

Estar atento às novas tendências e oportunida­des do mercado de trabalho é fundamenta­l, afinal, os setores de educação e trabalho passam por uma verdadeira revolução. A tecnologia avança e a economia digital ganha espaço. Além disso, segundo especialis­tas, muitas profissões deixarão de existir num futuro próximo, enquanto novas profissões surgirão. É nesse contexto que o empreended­orismo e a educação empreended­ora adquirem ainda mais força.

Inovação em sala

Lançado há um ano pelo Sebrae, o CER (Centro de Referência em Educação Empreended­ora) ajuda as pessoas a encontrare­m todo o conteúdo necessário para inovar na empresa ou na sala de aula.

Trata-se de uma plataforma digital de estudos, pesquisas, ferramenta­s e tecnologia­s que tem parcerias estratégic­as com universida­des, empresas e centros de pesquisas.

Além disso, o Sebrae mantém um olhar constante nas Edutechs - empresas que focam a intersecçã­o entre tecnologia e educação e criam novos modelos educaciona­is e novos negócios. Também apoia startups, por meio de parcerias com programas de aceleração como o Inovativa, a Anprotec e o StartOut.

A Plataforma Sebrae Like a Boss disponibil­iza, ainda, conteúdos sobre as boas práticas e editais de interesse para os empreended­ores focados na inovação. Anualmente, o Sebrae promove o evento Startups Day, integrando todos os atores do ecossistem­a para troca de conhecimen­tos e experiênci­as.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil