Folha de S.Paulo

Moro põe na Segurança Pública general que foi candidato pelo PSDB

Guilherme Theophilo, que perdeu corrida ao governo do Ceará, assumirá pasta

- Laís Alegretti e Talita Fernandes

Futuro ministro da Justiça, Sergio Moro anunciou que um general da reserva que foi candidato pelo PSDB ao governo do Ceará vai chefiar a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Guilherme Theophilo foi derrotado na eleição pelo governador do estado, Camilo Santana (PT), reeleito com quase 80% dos votos válidos.

A indicação de Moro atende a expectativ­a dos militares de um nome do meio para a secretaria, ao mesmo tempo em que é um aceno aos tucanos, bancada com a qual o presidente eleito, Jair Bolsonaro, se reúne nesta quarta-feira (5).

Sem mencionar o PSDB, Moro disse que Theophilo se desfiliou da sigla. “O general foi, como é sabido, candidato nas eleições deste ano, mas ele já se desfiliou do partido político ao qual estava filiado, então não existe nenhuma declaração político-partidária.”

Moro também confirmou que o delegado da Polícia Federal Luiz Pontel de Souza será o secretário-executivo da pasta. Desde que aceitou o convite para assumir o ministério, Moro cercou-se de delegados da PF para os cargos estratégic­os do órgão.

O convite a Teophilo partiu do próprio Bolsonaro. Os dois são amigos desde o tempo da academia militar, embora durante a campanha estivessem em candidatur­as distintas. No Ceará, Bolsonaro apoiou Hélio Góis (PSL) para o governo e criticou o antigo colega do Exército por se filiar ao PSDB de Geraldo Alckmin, candidato a presidente derrotado.

Na semana passada, Moro se reuniu com o comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, o futuro ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, e outros integrante­s da cúpula do Exército. Na ocasião, Villas Boas e Azevedo e Silva ficaram de sugerir um nome para a segurança.

Um dos argumentos de membros das Forças Armadas para a escolha de um militar para a pasta é o de que eles têm ligação maior com a PM.

Em São Paulo, o governador eleito João Doria (PSDB) também anunciou um general da reserva —João Camilo Pires de Campos— para a Secretaria da Segurança Pública. Será a primeira vez que um nome do Exército comanda a pasta desde 1979, quando Erasmo Dias foi titular da pasta.

Teophilo é de uma família tradiciona­l do Exército, filho do general de Brigada Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira Neto. Ele tem formação na área de processame­nto de dados e possui pós-graduação em engenharia de sistemas.

Aos 63 anos, entrou para a reserva do Exército em março. Ele estudou em colégio militar e também atuou como observador Militar das Nações Unidas na América Central.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil