Folha de S.Paulo

Eleito sinaliza negociação de 2º escalão com siglas

-

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) acenou nesta quarta (5) a parlamenta­res que irá negociar, nas próximas semanas, cargos no segundo escalão do governo.

De acordo com relatos feitos à Folha, a promessa foi feita em encontro com deputados do PR, partido do ex-deputado Valdemar Costa Neto, um dos condenados no escândalo do mensalão.

Bolsonaro recebeu bancadas de alguns partidos, dando seguimento às reuniões que começaram na terça, com MDB e PRB. Segundo participan­tes, parte do discurso do eleito foi de que a política não será feita como nos mandatos anteriores, com troca de favores. Apesar disso, sinalizou que vai ouvir as siglas para formar seu segundo escalão, que engloba cargos federais em ministério­s e nos estados.

Ele tem sido criticado por partidos por ignorar líderes e membros das cúpulas das siglas na escolha de ministros.

De acordo com deputados que estiveram na reunião, as conversas do segundo escalão começarão em breve. “Ele [Bolsonaro] disse que em duas ou três semanas ele vai começar a discutir com bancadas”, disse Lincoln Portela (PR-MG).

“Mas ele foi bem claro que não haverá troca de favores”, completou.

O PR anunciou nesta quarta que passou formalment­e a fazer parte da base do governo eleito, mas disse que a fidelidade será discutida projeto a projeto.

Bolsonaro também se reuniu com congressis­tas do PSDB. Segundo relatos, chorou durante fala da senadora eleita Mara Gabrilli (SP). E comemorou com as mãos pra cima a menção à vitória sobre o PT: “Foi muito gostoso!”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil