Folha de S.Paulo

ONG vê piora da liberdade de expressão no Brasil

- Débora Sögur Hous

O Brasil é o segundo país em que as garantias para a liberdade de expressão mais decaíram nos últimos três anos, diz o relatório Agenda de Expressão, elaborado pela organizaçã­o não governamen­tal Artigo 19, e publicado nesta quarta (5).

Segundo o estudo, o nível de liberdade de expressão tem declinado no mundo há dez anos, mas teve sua queda acentuada nos últimos três, quando a imprensa mundial viu sua liberdade cada vez mais restrita. Hoje, segundo a Artigo 19, a liberdade de expressão está no seu nível mais baixo em uma década.

O Brasil registrou decadência mais acentuada na liberdade de expressão em ambientes online ou no espaço público comum, como em protestos ou manifestaç­ões.

A organizaçã­o considera especialme­nte alarmantes os números de ataques a jornalista­s em nível global: até agora 78 foram mortos e 326 detidos (194 sob a acusação de terem enfrentado o Estado). Em média, 90% das agressões físicas ficaram impunes.

No Brasil, a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigat­ivo) registrou mais de 150 agressões a jornalista­s no contexto eleitoral, entre ataques verbais e físicos. A Artigo 19 também compilou 22 assassinat­os de blogueiros, radialista­s e comunicado­res no interior do Brasil, entre 2012 e 2016.

O relatório da ONG também menciona o cerceament­o da imprensa por meio de decisões judiciais. A Folha, por exemplo, teve uma entrevista com o ex-presidente Lula vetada e censurada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux. O processo ainda tramita na corte.

Nas palavras do estudo, o assédio judicial inviabiliz­a principalm­ente a existência de jornalismo no interior do país. Isto ocorre porque blo- gueiros, radialista­s e comunicado­res de pequenos veículos locais temem ter suas atividades interrompi­das por processos, que podem miná-los economicam­ente. O resultado são os chamados desertos de notícia. São áreas no país que não têm atividade de nenhum tipo de veículo jornalísti­co para fiscalizar oligarquia­s políticas locais.

Para Thomas Hughes, diretor executivo da Artigo 19, o fenômeno da queda de liberdade de expressão e de imprensa é global e não tem poupado nem países que tradiciona­lmente tinham esses direitos muito protegidos, como os Estados Unidos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil