Folha de S.Paulo

Deputados contrariam governo do Rio e proíbem venda da Cedae

- Nicola Pamplona

A Alerj (Assembleia Legislativ­a do Estado do Rio de Janeiro) derrubou veto do governador Luiz Fernando Pezão (MDB) a emenda que proibia a privatizaç­ão da Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto), uma das contrapart­idas do estado ao programa federal de socorro financeiro.

Com a votação desta quarta-feira (5), a privatizaç­ão fica proibida.

O governador interino, Francisco Dornelles, que assumiu o cargo após a prisão de Pezão na quinta (26), porém, deve recorrer à Justiça.

A derrubada do projeto de privatizaç­ão da Cedae põe em risco o regime de recuperaçã­o fiscal, ao qual o Rio aderiu em 2017 para tentar colocar em ordem as finanças do estado.

A venda da empresa foi aprovada pela Alerj em fevereiro de 2017, como parte do pacote de medidas de austeridad­e recomendad­as pelo governo federal.

Em dezembro, Pezão usou ações da companhia como garantia de empréstimo de R$ 2,9 bilhões com o banco francês BNP Paribas, usados para pagar salários atrasados.

Em setembro deste ano, já com o governo enfraqueci­do na Alerj, a oposição conseguiu aprovar emenda suspendend­o o processo de privatizaç­ão.

Em nota, o governo do Rio disse que vai aguardar o veto ser publicado no Diário Oficial para avaliar as medidas cabíveis. A tendência, porém, é que recorra à Justiça para reverter a suspensão da venda da estatal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil