Folha de S.Paulo

Após hiato de seis anos, seleção jogará no Maracanã em 2019

- Sérgio Rangel

O Maracanã voltará a receber a seleção brasileira no próximo ano. A equipe comandada por Tite fará um amistoso no estádio mais tradiciona­l do futebol nacional em junho, dias antes da abertura da Copa América. A data ainda será confirmada.

Um outro amistoso na fase de preparação para a disputa do torneio continenta­l deverá acontecer no Beira-Rio, em Porto Alegre, no mesmo mês.

A Copa América será disputada em junho em cinco cidades brasileira­s: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador.

Depois da derrota nas quartas de final na Copa do Mundo disputada na Rússia, Tite precisa do título no torneio de 2019 para permanecer no cargo. O amistoso em junho será a primeira vez que a seleção jogará no Maracanã desde a final da Copa das Confederaç­ões, em 2013.

Na ocasião, o Brasil venceu a então campeã do mundo Espanha, por 3 a 0, e conquistou o seu último título.

A seleção não jogou no Rio de Janeiro na Copa do Mundo de 2014. Pela tabela organizada pela Fifa, a equipe de Neymar só entraria em campo no Maracanã na final do torneio, o que não aconteceu.

Na semifinal, o Brasil sofreu a maior derrota da sua história ao ser goleado pela Alemanha, por 7 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte.

O amistoso de junho será o primeiro de Tite no Rio desde que ele assumiu o comando da seleção brasileira, em 2016. O treinador havia pedido para jogar no mais famoso estádio do país antes da Copa do Mundo da Rússia, mas a CBF não conseguiu fechar um acordo com os administra­dores da arena.

Nas eliminatór­ias do Mundial de 2018, o Maracanã ficou fora da campanha da equipe nacional pela primeira vez na história da competição.

Em outubro do ano passado, Marco Polo Del Nero, então presidente da CBF, disse que o estádio estava “meio abandonado” ao justificar sua decisão de tirar o último jogo do torneio do estádio carioca.

Palco da final da Copa do Mundo de 2014 e da abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, o Maracanã foi reformado por cerca de R$ 1,2 bilhão pelas empresas Odebrecht e Andrade Gutierrez.

As obras no estádio viraram alvo da Operação Lava Jato. Na terça-feira (4), a segunda instância da Justiça Federal do Rio de Janeiro condenou a 45 anos e nove meses de prisão o ex-governador do estado Sérgio Cabral (MDB), acusado de cobrar propina de construtor­as em obras como a do Maracanã.

Em março, a seleção fará os dois últimos amistosos antes de Tite divulgar a lista final para a disputa da Copa América.

Os jogos acontecerã­o na Europa. Alemanha e Dinamarca são os prováveis adversário­s.

Depois da derrota na Rússia, a seleção está invicta. Sem encantar, venceu seis partidas, contra EUA, El Salvador, Arábia Saudita, Argentina, Uruguai e Camarões. Marcou 12 gols e não sofreu nenhum.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil