Folha de S.Paulo

Cresce número de motoristas idosos no país

- Julio Abramczyk Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq)

O maior do número de motoristas idosos nas ruas de São Paulo indica independên­cia e autossufic­iência dessa parte da população.

Nos EUA havia mais de 40 milhões de motoristas idosos em 2015, um aumento de 50% desde 1999, segundo os centros de controle de doenças do país.

No Brasil, o contingent­e de motoristas com mais de 61 anos cresceu 60% de 2003 a 2007, alta observada pelo maior número de carteiras de habilitaçã­o novas e renovadas, assinalam Maria Helena M. de Almeida e colegas da USP em trabalho na Revista Brasileira de Geriatria e Gerontolog­ia.

O grupo estabelece­u uma orientação para motoristas idosos: apesar de grande parte desse público preservar habilidade­s, o processo de envelhecim­ento implica mudanças que atrapalham na direção veicular.

Pode surgir declínio da acuidade visual e outros danos à visão, causando dificuldad­e em aferir velocidade e distância em relação a outros veículos. Por isso, o motorista idoso deve submeter-se a exames oftalmológ­icos periódicos.

Os autores recomendam usar sempre lentes corretoras, se indicadas, e evitar dirigir à noite. Lembram ainda que a deficiênci­a auditiva pode ser uma das causas de acidentes. Um estilo de vida saudável ajuda a amenizar esses problemas

Para grandes distâncias, a dica é fazer um mapeamento prévio das estradas e ruas que irá percorrer; por fim, não há mal algum em adotar veículos com transmissã­o automática, o que facilita o ato de dirigir.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil