Folha de S.Paulo

TV paga exibe documentár­io sobre escritor José Saramago

- Tony Goes tonygoes@uol.com.br

José e Pilar

Curta!, 21h, livre

Os últimos anos de vida de José Saramago (1922-2010), vencedor do Nobel de Literatura em 1998, são o assunto deste documentár­io de Miguel Gonçalves Rodrigues. O escritor português aparece em sua casa na ilha de Tenerife, nas Canárias, ao lado de sua mulher, a espanhola Pilar del Rio, ou viajando pelo mundo para conferênci­as e lançamento­s de livros. O longa represento­u Portugal na disputa pelo Oscar de melhor filme em língua estrangeir­a, em 2011.

Mary Shelley

Netflix, 14 anos

Em 1816, em uma casa às margens do lago Léman, na Suíça, quatro autores ingleses fizeram uma aposta: quem seria capaz de escrever a história mais aterroriza­nte? Entre eles, estavam os poetas Lord Byron e Percy Shelley —mas quem se saiu melhor foi a mulher deste último, a jovem Mary, que produziu nada menos do que o clássico “Frankenste­in”. Nesta cinebiogra­fia de viés feminista, a escritora é vivida pela atriz Elle Fanning (“Demônio de Neon”).

Chapolin Multishow, 23h45, livre

Mesmo comas incessante­s reprisesno SBT, os seriados“Chaves” e“Chapol in” ainda têm episódios inéditos no Brasil. Ou melhor, tinham: o Multishow está exibindo alguns deles nesta semana. Nesta quinta (6), éa vez de“Onde Está Clarissa ”, de “Chapolin”; já nosáb ado (8), será ade“Exibição de Ioiôs”, de Chaves .

No Gargalo do Samba TV Brasil, 23h45, livre

Nereu Gargalo, pandeirist­a do lendário Trio Mocotó e um dos pioneiros do sambarock, tem sua trajetória contada neste documentár­io de Águeda Amaral, em que músicos e críticos falam de sua influência.

Trama Fantasma Telecine Premium, 15h40, 12 anos

Na década de 1950, um estilista britânico se encanta por uma garçonete e a transforma primeiro em modelo, depois em sua esposa —mas há algo de muito neurótico na relação entre os dois, além de uma relação conturbada com a irmã, seu braço direito no comando da casa de moda. Esse drama psicológic­o dirigido pelo americano Paul Thomas Anderson (“Sangue Negro”) foi indicado a seis categorias no Oscar deste ano, incluindo a de melhor filme e a de melhor ator (para Daniel Day-Lewis, que afirma ter vivido no longa o seu último papel no cinema), mas só levou a estatueta de figurino.

 ?? Fotos Divulgação ?? 2
Fotos Divulgação 2
 ??  ?? 1
1

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil