Folha de S.Paulo

Compositor e executivo estreia na literatura com narrativas improvávei­s

- Ivan Finotti

Letrista de 142 músicas gravadas por Roberto Carlos, Xuxa e Ney Matogrosso, entre outros, e executivo musical de empresas como Sony e EMI, Aloysio Reis se lança como escritor em “Rio Vermelho e Outros Relatos Improvávei­s”.

O lançamento em São Paulo é às 19h desta quinta (6), na livraria Blooks do shopping Frei Caneca.

São cinco contos que transitam em diversos gêneros, do realismo fantástico ao romance policial. O que une todos é a grande inspiração autobiográ­fica.

“Vale das Videiras”, por exemplo, segue as façanhas do repórter policial Cocheiro de Vampiro, do jornal “Última Hora”, no encalço de um assassino, em 1975, que usou o sangue e as vísceras de uma família para desenhar uma cena de linchament­o no quarto do casal.

“É uma história quase real”, conta Reis, 64, que trabalhou mesmo como repórter policial do “Última Hora” por dois anos, começando aos 17. “Houve o crime e eu fui o repórter. E cheguei a falar com o assassino por telefone, conforme a cena descrita no texto.”

O conto que dá nome ao livro, passado no fim do século retrasado, é uma história sobrenatur­al inspirada por seu avô. “Certa noite, ele voltava de mula para a fazenda e o bicho empacou. Não teve jeito de avançar. Até que meu avô percebeu uma onça no alto de uma pedra logo à frente. A mula salvou sua vida”. A cena está em “Rio Vermelho”.

O livro foi escrito nos últimos dois anos. “Meu sonho é ser escritor. Por isso fiz jornalismo. Mas a música acabou sendo minha carreira. Agora chegou a hora.”

“Purple Haze”, também nome de música de Jimi Hendrix, leva o leitor às aventuras do autor quando estudante, embalado por drogas psicodélic­as e envolvido em problemas com a polícia e a repressão da ditadura.

A ditadura volta no texto final, “O Testamento”, um pesadelo burocrátic­o e de tortura com forte crítica ao militarism­o.

Rio Vermelho e Outros Relatos Improvávei­s

Autor: Aloysio Reis. Autografia: R$ 49, 90 (240 págs.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil