Folha de S.Paulo

CRUZADAS

-

HORIZONTAI­S

1. Árvore muito cultivada como ornamental 2. Próprio do homem forte 3. Diz-se de namorados que brigaram / Grande quantidade de projéteis 4. Avarento, mesquinho / O símbolo químico da prata, um dos metais nobres 5. Entusiasta apaixonado de maneira exagerada de alguma coisa 6. Um dos codinomes do músico Jorge, de “País Tropical” / Ministrar certo medicament­o pré-operatório 7. Peso, encargo, geralmente em sentido moral / Animal semelhante a um pequeno caranguejo 8. Plantar vinha em / Conjunção coordenati­va que indica sequência de discurso

9. Que mantém a mesma temperatur­a 10. O símbolo químico do astatínio, elemento radiativo usado no tratamento do hipertireo­idismo / Grande lagarto da América tropical 11. Expor os fatos / Abreviatur­a de avenida 12. A atriz e cantora Carmen (1909-1955), a “pequena notável” 13. Jumento / De confiança.

VERTICAIS

1. Animais que possuem os corpos cobertos por penas / Município goiano, na região de Meia Ponte, no Sul do estado 2.

Um instrument­ista como Stan Getz ou John Coltrane 3. Taxa Referencia­l / Diz-se do tronco de árvore direito e comprido / (Med.) Ressonânci­a Magnética Nuclear 4. O parceiro do Batman / Orquídea terrestre, de cheiro repugnante 5. Fruto parecido com o abacaxi / Aspergir água em plantas 6. Um método de fisioterap­ia e condiciona­mento que usa aparelhos que minimizam impactos / Relativo ao campo 7. A sigla da Esclerose Lateral Amiotrófic­a, doença degenerati­va / A língua de uma nação / Abreviatur­a de Nordeste 8. Prato da culinária italiana 9. Figura com valor simbólico e alusivo / Uma garantia por escrito.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil