Folha de S.Paulo

Proposta para Previdênci­a será votada no 1º semestre, declara presidente eleito

- TF

Um dia depois de admitir que poderá apresentar uma proposta fatiada de reforma da Previdênci­a, o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou que as mudanças nas regras de aposentado­ria devem ser votadas no primeiro semestre de 2019.

“No primeiro mês é impossível, nos primeiros seis meses, com toda a certeza, o Congresso começará a votar essas propostas”, disse ao deixar o QG do Exército na tarde desta quarta-feira (5).

Ele repetiu que, antes de encaminhar o texto ao Legislativ­o, vai convidar os líderes partidário­s para começar a discutir a proposta. “Não adianta apresentar­mos uma boa proposta, um bom projeto, que acaba ficando na Câmara ou no Senado. Será o pior dos quadros possíveis”, afirmou.

Bolsonaro reafirmou que seu objetivo é iniciar as mudanças nas regras de aposentado­ria pela idade mínima.

“O que mais interessa, num primeiro momento, é a idade mínima. Então vamos começar com essa, é a ideia, mas pode mudar, e isso não quer dizer que houve recuo, é sinal que houve mais negociação”, disse.

Questionad­o sobre a possibilid­ade de querer aproveitar o alto índice de aprovação que normalment­e um presidente tem em seu primeiro ano de governo para votar a reforma no Congresso, ele afirmou não ter ascendênci­a sobre os parlamenta­res.

“Você está me vendo como presidente já? Eu não sou presidente. Eu não tenho a ascendênci­a sobre o Parlamento. Nós sabemos que tem parlamenta­r que gostaria que, não são todos, a forma de fazer política fosse a anterior”, disse.

Bolsonaro não soube afirmar o que será priorizado na pauta econômica de seu governo, se privatizaç­ões ou a agenda de reformas. “Como eu entendo de matemática, a ordem dos fatores não altera o produto.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil