Folha de S.Paulo

Flecha Negra, o jogador que mais vestiu a camisa do Grêmio

JOSÉ TARCISO DE SOUZA (1951-2018)

- Fernanda Canofre coluna.obituario@grupofolha.com.br

Aos 32 minutos do segundo tempo, Grêmio e Peñarol continuava­m empatados em 1 a 1, na finalíssim­a da Libertador­es de 1983, em Porto Alegre.

Tarciso Flecha Negra, com fama de veloz, recebeu a bola após cobrança curta de lateral de Renato Gaúcho. Marcado por dois adversário­s, devolveu rápido o passe ao companheir­o. Renato improvisou e fez um balão que virou um cruzamento na cabeça de César. Gol do título.

O Grêmio em seguida conquistar­ia o Mundial em cima do Hamburgo. Tarciso fez parte dessa era de vitórias.

Mineiro de São Geraldo, José Tarciso de Souza vestia a camisa do América-RJ em 1972, quando o time enfrentou o Grêmio. Foi assim que chamou a atenção dos gaúchos, que o levaram para Porto Alegre no ano seguinte.

O primeiro dos 227 gols que marcou para o tricolor veio em amistoso contra o Atlético-PR, uma semana após a estreia. Em 13 anos, tornouse o jogador que mais vestiu a camisa azul, preta e branca.

“O Grêmio realizou o sonho daquela criança, daquela família carente, daquele cara que só queria entrar no Maracanã para jogar. Esse cara não pediu para ser campeão do mundo. E esse cara jogou 721 partidas num clube tão grande como esse”, disse, emocionado, certa vez.

Tarciso teve duas convocaçõe­s para a seleção brasileira. Passou ainda por Goiás, Cerro Porteño, Coritiba, Goiânia e pelo São José de Porto Alegre. Fora de campo, tentou a carreira de treinador e abriu uma escolinha de futebol para crianças carentes.

Nesta quarta-feira (5), aos 67 anos, Tarciso morreu em decorrênci­a de um tumor ósseo. Deixou a esposa, Jonia, três filhos e dois netos. Coberto com uma bandeira tricolor, foi velado na Câmara Municipal da capital gaúcha, onde foi eleito para três mandatos consecutiv­os.

MARIA IGNEZ FERREIRA GOMES CARDIM Aos 80, divorciada. Deixa filhos, netos e bisnetos. Quinta (6), às 9h. Cemitério da Consolação, rua da Consolação, 1660.

7º DIA

MARIA DA GLORIA DE ATALIBA NOGUEIRA TEMER Nesta quinta (6) às 19h, Capela da PUC, rua Monte Alegre 948 , Perdizes

DEUSA POLON RIBEIRO Neste sábado (8) às 18h, Igreja Nossa Senhora de Loreto, av. Nossa Senhora de Loreto, 914, Vila Medeiros

1 MÊS

LUIZ VICENTE VAZ GUIMARã ES Neste sábado (8) às 16h, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, rua Martiniano de Carvalho, 114 Procure o Serviço Funerário Municipal de São Paulo: tel. (11) 3396-38 00 e central 156; prefeitura.sp.gov.br/servicofun­erario. Anúncio pago na Folha: tel. (11) 3224-4000. Seg. a sex.: 8h às 20h. Sáb. e dom.: 10h às 17h. Aviso gratuito na seção: folha.com/ mortes. Até as 15h (até as 19h de sexta para publicação aos domingos). Envie um número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil