Folha de S.Paulo

Bolsonaro sugere urna que comprove voto em caso de desconfian­ça

-

Mesmo vencedor da eleição, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou desconfiar de que houve fraude no pleito e disse querer propor mudança no sistema de votação no primeiro semestre de 2019.

Discursand­o por videoconfe­rência na primeira Cúpula Conservado­ra das Américas, realizada no sábado (8) num hotel em Foz do Iguaçu (PR), ele não detalhou quais seriam as modificaçõ­es.

“Nós sabemos das armas que eles usam. Nós pretendemo­s então uma boa proposta de mudança do sistema de votação no Brasil. Eu e muitos entendem que só ganhamos as eleições porque tínhamos muito, mas muito mais votos do que eles”, afirmou.

Neste domingo (9), ele disse a jornalista­s que quer apresentar ao Congresso um projeto de lei modificand­o “um pouquinho” a forma de votação.

Bolsonaro disse que deseja uma urna eletrônica que, em caso de desconfian­ça, permita a comprovaçã­o do voto. “Como se fosse um voto impresso. Poderia ter uma fórmula mais atualizada do que essa.”

O presidente eleito também voltou a comentar as suspeitas sobre Fabrício Queiroz, ex-assessor de seu filho Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), que teve movimentaç­ões financeira­s considerad­as atípicas pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeira­s).

O órgão citou repasses entre Fabrício e outros assessores do senador eleito. Questionad­o se vê isso com naturalida­de, disse: “Ele tem que explicar, pode ser, pode não ser”.

Ainda assim, Bolsonaro sugeriu que foram baixos os valores transferid­os entre os assessores, ressaltand­o que as movimentaç­ões mais altas acontecera­m com a mulher e as duas filhas. “Um ao longo de um ano transferiu R$ 800 reais. O outro transferiu R$ 1.500, poxa.”

Bolsonaro voltou a dizer que não conversou com o ex-assessor, de quem é amigo há 34 anos, desde o Exército.

O presidente eleito falou à imprensa em frente à sua residência na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo pessoas de seu entorno, ele saiu de casa para ir ao banco e tomar água de coco.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil