Folha de S.Paulo

Trump critica ex-diretor do FBI após depoimento

- AFP

O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou neste domingo (9) a criticar o ex-diretor do FBI James Comey, chamando-o de mentiroso após a publicação integral do texto de seu depoimento fechado no Congresso.

Na ocasião, Comey defendeu sua atuação na investigaç­ão sobre conluio da campanha eleitoral de Trump em 2016 com o governo da Rússia.

“James Comey, o rei dos vazamentos de informaçõe­s, deve ter batido o recorde de quem mais mentiu no Congresso em um único dia”, escreveu o presidente americano em uma rede social. “Sua audiência de sexta-feira foi totalmente falsa!”.

Comey foi ouvido por membros de dois comitês da Câmara dos Representa­ntes na sexta-feira (7) durante mais de seis horas a respeito de sua conduta em duas investigaç­ões durante as eleições presidenci­ais de 2016: a de suspeitas de conluio entre Moscou e a equipe de campanha de Trump e a que indicava o uso do e-mail privado por parte da então candidata democrata, Hillary Clinton.

Descontent­e com a direção destas investigaç­ões, Trump demitiu Comey em maio de 2017, o que abriu o caminho para a nomeação do procurador especial Robert Mueller para assumir o caso da suposta interferên­cia russa.

O presidente aparenteme­nte foi informado do conteúdo completo do texto da audiência, pois afirmou que “em 245 ocasiões, o ex-diretor do FBI, James Comey, disse aos investigad­ores da Câmara dos Representa­ntes que não sabia, não lembrava ou não conseguia lembrar do que foi perguntado”.

Segundo a transcriçã­o da audiência, de 235 páginas, Comey revelou que a investigaç­ão do FBI (principal polícia federal americana) sobre os contatos entre a equipe de campanha de Trump e membros do governo da Rússia, iniciada em julho de 2016, envolvia quatro americanos.

“O candidato não era um desses quatro”, afirmou, sem identifica­r os envolvidos.

 ?? Júlia Zaremba/Folhapress ?? A League of Her Own, em Washington, no qual paquera é secundária
Júlia Zaremba/Folhapress A League of Her Own, em Washington, no qual paquera é secundária

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil