Folha de S.Paulo

Após ser alvo de suposto ataque racista, Sterling critica imprensa da Inglaterra

- Reprodução

“Eu só consegui rir, porque não esperava algo melhor”.

A frase é do atacante Raheem Sterling, 24, que usou sua conta no Instagram para rebater os xingamento­s racistas que recebeu de torcedores durante a derrota para o Chelsea, no último sábado (8).

No texto, o atacante do Manchester City faz um paralelo entre duas notícias veiculadas pelo jornal Daily Mail para ilustrar como a mídia inglesa “ajuda a inflamar o racismo e o comportame­nto agressivo”.

As duas publicaçõe­s são sobre jovens jogadores do City que compraram casas para suas mães.

Mas a manchete sobre Tosin Adarabioyo, atleta negro de 20 anos, diz que o garoto “gasta 2,25 milhões de libras em uma mansão mesmo nunca tendo começado uma partida da Liga”. Não cita que a casa era para sua mãe.

Já a notícia sobre Phil Foden, jogador branco de 18 anos, diz: “Nova estrela [...] compra casa nova de 2 milhões de libras para sua mãe”.

“Para todos os jornais que não entendem porque o racismo existe nos dias de hoje, tudo que tenho a dizer é que pensem outra vez”, finaliza Sterling.

O caso tomou as redes sociais. O jornalista Adam Keyworth publicou uma sequência de manchetes da mídia britânica sobre o atacante.

Nelas, Sterling é criticado por fatos como ter viajado de avião na classe econômica, por ter o carro sujo, comprar roupas em uma loja barata ou presentear sua mãe com uma pia “obscena”.

O ex-zagueiro do Manchester United, Rio Ferdinand também se pronunciou nas redes, questionan­do até quando “iremos permitir esse tipo de comportame­nto”.

O irmão de Rio, Anton Ferdinand, também já foi alvo em um caso de racismo.

Em 2011, o lendário defensor do Chelsea, John Terry, teria xingado Anton, então jogador do Queens Park Rangers, de “preto de m...” durante uma partida da Premier League.

Terry foi acusado pela procurador­ia britânica por “delito de alteração da ordem pública com agravante racial”, perdeu a braçadeira de capitão e chegou a ser suspenso.

Um ano depois, foi considerad­o inocente pela justiça inglesa.

O episódio envolvendo Sterling e os torcedores do Stam- ford Bridge será investigad­o pela Polícia Metropolit­ana da Inglaterra e pelo próprio Chelsea.

O clube disse que tomará “a medida mais forte possível caso necessário”.

Já a polícia disse que não decidiu sobre a prisão de ninguém, mas que “está ciente de vídeos na internet que alegam ataques racistas contra um jogador”.

A Federação Inglesa (FA), que nos últimos anos tem promovido campanhas contra a discrimina­ção, sobretudo contra a homofobia, também divulgou nota dizendo que investigar­á o caso.

 ??  ?? Raheem Sterling é xingado por torcedores do Chelsea em jogo do Inglês
Raheem Sterling é xingado por torcedores do Chelsea em jogo do Inglês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil