Folha de S.Paulo

Países da ONU aprovam criação de novo pacto global de imigração

Brasil assina documento, mas governo Jair Bolsonaro diz que irá rejeitar instrument­o

-

marrakech (marrocos) Um novo acordo mundial para a migração idealizado pela ONU foi confirmado nesta segundafei­ra (10) pela maioria dos países-membros da organizaçã­o, apesar de dezenas de nações terem se recusado a aderir.

A aprovação do texto em uma conferênci­a em Marrakech, no Marrocos, foi por aclamação de 164 países, segundo cômputo da agência Associated Press.

O Brasil assinou o documento. No entanto, o futuro chanceler Ernesto Araújo afirmou nas redes sociais que o governo Jair Bolsonaro irá se “desassocia­r” do pacto, que chama de “um instrument­o inadequado”.

“A imigração não deve ser tratada como questão global, mas sim de acordo com a realidade e a soberania de cada país”, afirma.

O Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular passou pelo crivo de 192 Estados-membros da ONU, com exceção dos EUA. Na ocasião, o secretário-geral António Guterres classifico­u o documento como “uma conquista significat­iva”.

Nos meses seguintes, porém, diversos governos desistiram de participar, afirmando que o acordo poderia incentivar a imigração ilegal e ameaçava a soberania nacional.

Pelas estimativa­s da ONU, há mais de 258 milhões de imigrantes no mundo. Desde 2000, ao menos 60 mil deles morreram na tentativa de entrar em outro país.

Para entrar em vigor, o pacto ainda precisa ser ratificado pela Assembleia Geral da ONU, o que deve ocorrer no próximo dia 19.

O documento prevê, por exemplo, que o migrante que estiver irregular no país não poderá ser deportado imediatame­nte —terá o caso analisado individual­mente.

O pacto recomenda ainda que a detenção seja o último recurso, e que, se necessária, a pessoa fique o menor tempo possível detida.

 ?? Rebecca Blackwell/Associated Press ?? Com ajuda de “guias”, família de imigrantes tenta entrar nos EUA por buraco na fronteira do México, em Tijuana
Rebecca Blackwell/Associated Press Com ajuda de “guias”, família de imigrantes tenta entrar nos EUA por buraco na fronteira do México, em Tijuana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil