Folha de S.Paulo

Tribunal impede Apple de vender iPhones antigos na China

- Tripp Mickle The Wall Street Journal, traduzido do inglês por Paula Soprana

Um tribunal chinês determinou que a Apple pare de vender modelos antigos de iPhone no país depois de descobrir que a gigante de tecnologia americana infringiu duas patentes da Qualcomm, informou a fabricante de chips nesta segunda-feira (10).

A decisão, com data de 30 de novembro, é a primeira no mercado mundial de smartphone­s que busca restringir as vendas do iPhone.

Segundo a Qualcomm, o tribunal decidiu a favor da empresa na disputa legal com a Apple e determinou que quatro subsidiári­as da companhia americana na China parem de vender os modelos iPhone 6S, 6S Plus, 7, 7 Plus, 8, 8 Plus e iPhone X.

A Qualcomm informou que a Corte de Fuzhou, na China, descobriu que a Apple infringiu duas patentes essenciais não padronizad­as: uma relacionad­a à edição de fotos e outra a um dispositiv­o touchscree­n.

A proibição de importação e vendas não incluiu os dispositiv­os mais recentes da Apple, como o XS, o XS Max e o XR, porque eles não estavam no mercado quando o caso de patente foi arquivado.

Entre os modelos afetados pela proibição, estão o iPhone 7, o 7 Plus, o 8 e o 8 Plus, ainda à venda no site da Apple na China nesta segunda-feira. A Apple parou de vender diretament­e alguns outros modelos afetados, incluindo o 6s, o 6s Plus e o X.

A empresa americana planeja recorrer da decisão e pretende manter todos os modelos do iPhone disponívei­s na China, disse um porta-voz.

A decisão surge na esteira da batalha comercial entre China e Estados Unidos, que ganha novos contornos com a prisão de Meng Wanzhou, alta executiva da Huawei.

Ela foi detida no Canadá, por ordem dos EUA, no dia 1º. O governo americano alega violação da Huaewei à sanção do Irã.

 ?? 26.out.18/AFP ?? Loja da Apple em Xangai, na China; decisão é preliminar e a favor da Qualcomm
26.out.18/AFP Loja da Apple em Xangai, na China; decisão é preliminar e a favor da Qualcomm

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil