Folha de S.Paulo

Com 262 mil fãs, Comic Con reforça sua vocação para o cinema

- Amanda Ribeiro, Beatriz Fialho e Leonardo Sanchez

são paulo Nerds de todo o país se reúnem há cinco anos em São Paulo para a maior feira de cultura pop da América Latina —a Comic Con Experience (CCXP), cuja quinta edição ocorreu neste ano entre os dias 6 e 9 de dezembro.

Ao todo, foram 262 mil fãs de filmes, séries, quadrinhos, games, jogos de tabuleiro e cosplay que desfilaram por 115 mil m² do centro de convenções São Paulo Expo para comprar, conhecer ídolos e saber em primeira mão novidades do universo geek. Em 2017, o número foi menor: 227 mil.

Apesar do que sugere o nome —convenção de quadrinhos, em inglês—, a CCXP tem dado cada vez mais espaço ao setor audiovisua­l.

Nos auditórios, estúdios de cinema e TV apresentar­am material exclusivo de lançamento­s previstos para 2019. Gerou grande expectativ­a, na quinta (6), o painel da série da HBO “Game of Thrones”, que encerra sua trama no próximo ano.

Apesar da participaç­ão dos atores John Bradley e Maisie Williams e dos criadores David Benioff e D.B. Weiss, nenhum spoiler foi divulgado.

Um pouco mais agitada, a sexta (7) teve a presença de outro rosto famoso do seriado, Sophie Turner, mas que compareceu para divulgar “Fênix Negra”, filme previsto para junho do ano que vem, ao lado de Jessica Chastain. A programaçã­o terminou com a pré-estreia de “Aquaman”.

No sábado (8), único dia com ingressos esgotados, a abertura ficou a cargo da Disney, que trouxe ao Brasil os diretores de “WiFi Ralph: Quebrando a Internet”, que acompanhar­am a première da animação ao lado do público.

M. Night Shyamalan, diretor de “Vidro”, e Brie Larson, de “Capitã Marvel”, foram outros convidados.

Durante o painel, a atriz falou sobre sua preparação para viver a superpoder­osa. “Eu treinei por nove meses. Empurrei um jipe em uma subida e aprendi judô”, disse.

O ponto alto, no entanto, foram os convidados surpresa da Sony. Para exibir em primeira mão o trailer de “Homem-Aranha: Longe de Casa” (ainda não divulgado), o estúdio trouxe ao país Tom Holland e Jake Gyllenhaal. Para falar de “Homens de Preto”, convidou Tessa Thompson.

Encerrando a CCXP, o domingo (9) teve pré-estreia de “Creed 2” com seus protagonis­tas, Michael B. Jordan e Florian Munteanu, além de painel da Warner Bros. com Justice Smith, de “Detetive Pikachu”, e Zachary Levi, de “Shazam!”.

Também marcaram presença, pela Netflix, Caleb Mclaughlin, Noah Schnapp e Sadie Sink, de “Stranger Things”, e Sandra Bullock, do filme “Caixa de Pássaros”.

Mas isso não quer dizer que a área editorial deixou a desejar. Desembarca­ram no país nomes como John Romita Jr. (“Batman”, “Demolidor”), John Cassaday (“Surpreende­ntes X-Men”) e Joe Rubinstein (“Wolverine”). Esses e outros quadrinist­as causaram filas na Artist’s Alley, corredor que reuniu 540 artistas.

Como costuma ocorrer, a CCXP também foi palco de homenagens —a maior dela para Stan Lee, morto em novembro. Os 80 anos do SuperHomem e a carreira do cineasta americano Chris Columbus, que esteve na feira, também foram celebrados.

A feira foi encerrada com a última etapa de seu já tradiciona­l concurso de cosplay.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil