Folha de S.Paulo

Temporal no Rio provoca caos e mata ao menos 6

Dois corpos foram encontrado­s em ônibus que foi atingido por queda de barreira na avenida Niemeyer, próximo ao Vidigal, zona sul do Rio

- Lucas Vettorazzo e Ana Luiza Albuquerqu­e

Com ventos de 110 km/h, chuva causou a queda de 170 árvores e oito postes de luz, interrompe­ndo o fluxo em diversos pontos das zonas sul e oeste, regiões mais afetadas. Ao menos seis pessoas morreram.

O governador Wilson Witzel (PSC) culpou a falta de fiscalizaç­ão na ocupação desordenad­a de encostas e morros.

Acidade do Rio de Janeiro amanheceu nesta quinta (7) sob rastros de destruição deixados pelo forte temporal da noite anterior. Até o fim do dia, seis pessoas haviam morrido em decorrênci­a da tempestade.

Quatro das morte socorreram na zona sul—uma no Vidigal, ou trana Rocinha, eduasna avenida Niemeyer, onde um ônibus foi parcialmen­te soterrado por um desliza- mento. Outras duas foram re- gistradas em Barra de Guaratiba, na zona oeste, co maque- da de uma barreira.

O temporal, com ventos de até 110 km/h, também causou alagamento­s e quedas de árvores, deixou bairros sem luz e acionou sirenes de alerta em áreas de risco. Acidade entrou em estágio de crise por volta das 22h de quarta (6).

O prefeito Marcelo Crivella (PRB) decretou luto oficial de três dias. Na madrugada de quinta, ele esteve na favela do Vidigal para coordenar o apoio às vítimas dos alagamento­s. Em entrevista no início da noite, Crivella afirmou que os hospitais da prefeitura atenderam 12 pessoas em decorrênci­a das chuvas —quatro continuam internadas.

O governador Wilson Witzel, por sua vez, afirmou que a culpa dos prejuízos é da falta de fiscalizaç­ão na ocupação desordenad­a de encostas e morros. Segundo ele, as administra­ções da prefeitura nas últimas décadas não controlara­m efetivamen­te a expansão imobiliári­a em locais de risco.

O governador ignorou, contudo,que acidade registrou enchentes em diversas áreas pla- nas dos bairros de Botafogo, Copacabana, Gávea e Leblon, cujo principal canal transbordo­u, coma água invadindo ruas comerciais e shoppings.

Até o vice-presidente Hamilton Mourão foi afetado. “Meu apartament­o fica no último andar e perdi mais um colchão. Na minha rua, caíram árvores”, afirmou. Mourão disse que conversará nesta sexta (8) com Witzel, mas ressaltou que o governador está tranquilo e não pediu ajuda ao governo federal.

Pelo menos seis vias foram interditad­as na cidade nesta quinta. Entre elas, a avenida Niemeyer, importante ligação entre a zona oeste e a sul, onde o ônibus foi soterrado.

O veículo foi retirado pelo Corpo de Bombeiros às 16h20 e a interdição deve continuar nesta sexta (8). Um trecho da ciclovia Tim Maia, que acompanha a avenida, desabou com a queda de uma barreira.

No Vidigal, ruas viraram córregos na noite de quarta e uma pessoa morreu em um deslizamen­to de terra. Por lá, as sirenes de alerta não foram acionadas.

Segundo a Defesa Civil municipal, elas não tocaram porque o pluviômetr­o não atingiu o limite previsto de 55 mm de chuva em uma hora. No entanto, de 21h30 às 22h30 choveram 89 mm, de acordo com o Centro de Operações.

O órgão informou que entre 18h de quarta e meia-noite de quinta choveu mais do que o esperado para o mês em algu- mas estações. É o caso da Rocinha, com 164 mm de chuva frente a uma média histórica de 94 mm.

De acordo com o Alerta Rio, a previsão para esta sexta é de pancadas de chuva isoladas, com vento moderado. O sistema informava, na noite desta quinta (7), que a probabilid­ade de deslizamen­tos na zona sul ainda era muito alta.

 ?? Pablo Jacob/Agência O Globo ??
Pablo Jacob/Agência O Globo
 ??  ??
 ?? Ricardo Moraes/Reuters ?? Moradores tentam retirar carro arrastado pela enchente na Barra da Tijuca, no Rio
Ricardo Moraes/Reuters Moradores tentam retirar carro arrastado pela enchente na Barra da Tijuca, no Rio
 ?? Fernando Frazão/Agência Brasil ?? Turistas deixam hotel Sheraton a pé, enquanto ônibus soterrado bloqueava a av. Niemeyer
Fernando Frazão/Agência Brasil Turistas deixam hotel Sheraton a pé, enquanto ônibus soterrado bloqueava a av. Niemeyer

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil