Folha de S.Paulo

Pacote de Sergio Moro é criticado; faço 10 sugestões

Uma lista com dez sugestões a serem aprovadas por unanimidad­e

- Renato Terra Roteirista e autor de ‘Diário da Dilma’. Dirigiu o documentár­io ‘Uma Noite em 67’

O pacote de Moro foi criticado no núcleo duro do governo por não criminaliz­ar menino que veste rosa. “Temos que punir quem ouve Cazuza”, defendeu Ricardo Vélez.

Alvo de cizânia jurídica, o pacote apresentad­o por Sergio Moro foi criticado pelo núcleo duro do governo Bolsonaro por não criminaliz­ar o marxismo cultural, a ideologia de gênero e os meninos que vestem rosa. “O sujeito que escuta Cazuza logo quer passar a mão na bunda do guarda. Portanto, temos que punir quem escuta Cazuza”, defendeu Ricardo Vélez Rodríguez.

Ciente de seu dever cívico, esta coluna apresenta dez medidas cirúrgicas contra a impunidade, o descalabro e a delinquênc­ia que sobressalt­am o verdadeiro cidadão de bem. São medidas indiscutív­eis que servirão para unir, de pronto, a sociedade. Quero deixar claro que essa minha consultori­a não acarretará nenhum ônus ao ministro Moro.

1) Fim do foro privilegia­do para o tiozão do pavê. Chega de passar a mão na cabeça e legitimar trocadilho­s infames, piadinhas sobre onanismo e a observação “caiu um lenço” logo após qualquer estrondo. Pena mínima: dormir no sofá.

2) Snipers serão posicionad­os para abater motoristas que costuram pelo acostament­o. O mesmo vale para quem trancar cruzamento­s.

3) Aumento de pena para quem cometer qualquer tipo de crime usando sapatênis, camiseta regata ou pochete.

4) Prisão perpétua para quem definir seu gosto musical com a palavra “eclético”.

5) Criminaliz­ação do porte e da posse de pau de selfie.

6) Interdição de postagens de fotos diante de um muro grafitado com o desenho de asas. 7)Detençãoim­ediatapara­quem ficar em pé sem necessidad­e na fila do embarque no aeroporto.

8) Usuários de WhatsApp podem agir em legítima defesa caso recebam áudios com mais de dois minutos.

9) No Rio de Janeiro, o pisca -alerta deixa de ser salvo-conduto para fazer qualquer coisa no trânsito.

10) Excludente de ilicitude para qualquer cidadão exposto, por mais de 15 minutos, a um cartório.

O vice-presidente em exercício, Hamilton Mourão, se compromete­u, com um largo sorriso, a levar o novo pacote ao Congresso. Com exceção do fim do foro privilegia­do ao tiozão do pavê.

 ?? Débora Gonzales ??
Débora Gonzales

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil