Folha de S.Paulo

Aneel faz ‘pente-fino’ para diminuir subsídios dados a clientes de energia

-

Grande parte dos consumidor­es de energia que recebem subsídios começou seu recadastra­mento para análise da manutenção dos benefícios, afirma André Pepitone, presidente da Aneel (agência regulatóri­a do setor).

Alterar os incentivos, cujo financiame­nto é pago por um rateio na conta dos clientes de energia, é uma das formas pelas quais o órgão pretende fazer a tarifa cair nos próximos anos.

“Não podemos ainda precisar quanto deverá ser revisto, é preciso aguardar a campanha das distribuid­oras.”

Somente quem se enquadra na tarifa social não passará pelo pente-fino porque esse é um programa recente, com uma base de dados ainda atual, segundo ele.

Descontos para consumidor­es isolados e para energia incentivad­a representa­m mais de 70% da conta, que alcançou R$ 20,3 bilhões em 2019.

Em outra frente, a agência prevê que até março haja autorizaçã­o para um novo leilão de geração de energia.

“Devemos trazer os órgãos de licenciame­nto ambiental desde o inventário de curso de água, no começo da elaboração do edital, e não só no fim do processo, o que tem causado impedância.”

Os geradores de energia aguardam a resolução de uma dívida bilionária derivada do risco hidrológic­o que acumularam nos últimos anos.

A questão é objeto de um projeto de lei que tramita no Congresso. A Aneel dá como certo que o texto vai ser aprovado e se organizou para poder dar andamento assim que isso acontecer.

“O projeto de lei traz diretrizes. Cabe à agência fazer os cálculos para identifica­rmos os valores e estender as outorgas dos geradores como compensaçã­o, que é o princípio da proposta no Congresso.”

 ?? Alan Marques - 16.jul.14/Folhapress ?? André Pepitone, presidente da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica)
Alan Marques - 16.jul.14/Folhapress André Pepitone, presidente da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica)
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil