Folha de S.Paulo

Bezos acusa empresa dona de tabloide de chantagem e tentativa de extorsão

Bilionário diz que editora do National Enquirer ameaçou expor fotos íntimas que ele enviou à namorada

- Danielle Brant

Jeff Bezos, presidente da Amazon e homem mais rico do mundo, acusou nesta quinta-feira (7) a empresa que publica o tabloide National Enquirer de chantagem e tentativa de extorsão, em ameaças que envolveria­m a publicação de fotos íntimas que ele enviou à namorada, Lauren Sanchez.

Segundo Bezos, 55, representa­ntes de David Pecker, dono da AMI, que publica o tabloide, mandaram emails ameaçando expor as imagens. O objetivo seria deter a investigaç­ão de Bezos sobre como a empresa teria obtido mensagens privadas que trocou com Sanchez, 49, ex-apresentad­ora de TV.

No início do mês, o dono da Amazon e do The Washington Post comunicou que estava se separando de Mackenzie, com quem ficou casado por 25 anos. No mesmo dia, o Enquirer noticiou o relacionam­ento entre Sanchez e o bilionário, com fotos deles juntos e mensagens trocadas por ambos.

Bezos disse ainda que a empresa queria que ele negasse publicamen­te que a cobertura de seu divórcio tivesse tido motivação política.

Em post desta quinta, o bilionário disse que, nas cartas da AMI que ele estava tornando públicas, era possível encontrar “detalhes precisos da proposta de extorsão: eles vão publicar as fotos pessoais a menos que Gavin de Becker [chefe de segurança de Bezos] e eu façamos declaraçõe­s públicas falsas à imprensa de que ‘não temos conhecimen­to ou base para sugerir que a cobertura da AMI foi motivada politicame­nte ou influencia­da por fatores políticos”.

“As comunicaçõ­es cimentam a reputação de longo tempo conquistad­a pela AMI de instrument­alizar privilégio­s jornalísti­cos, se escondendo por trás de importante­s proteções e ignorando os princípios e propósitos do verdadeiro jornalismo”, disse.

“Claro, eu não quero fotos pessoais publicadas, mas também não vou participar de sua prática bem conhecida de chantagem, favores políticos, ataques políticos e corrupção.”

Bezos disse que preferiu expor a situação e acompanhar o desenrolar da história a acatar a tentativa de chantagem.

Em um dos emails publicados por Bezos, um dos editores do National Enquirer, Dylan Howard, parece sugerir que o tabloide publicaria fotos reveladora­s do dono da Amazon e de Sanchez.

Na mensagem, Howard diz que, para “agilizar a situação, e com o Washington Post pronto para publicar rumores infundados sobre a reportagem inicial do The National Enquirer, eu queria descrever a você as fotos obtidas durante nossa coleta de informaçõe­s”.

“Nenhum editor teria prazer em enviar esse email. Eu espero que o senso comum possa prevalecer —e rapidament­e.”

Bezos afirmou que, na tentativa de extorsão, a AMI afirmou que o “valor da notícia é que as fotos eram necessária­s para mostrar aos acionistas da Amazon que minha capa- cidade de julgamento de negócios é terrível”.

Procurada, a AMI não se pronunciou.

Não é a primeira controvérs­ia envolvendo o tabloide. Na mensagem, Bezos cita os casos envolvendo Donald Trump.

Em dezembro, a AMI fechou um acordo com a procurador­ia federal americana em uma investigaç­ão envolvendo o pagamento a duas mulheres que diziam ter tido um caso com o presidente, em episódio investigad­o por supostamen­te violar regras de financiame­nto de campanha eleitoral.

A AMI admitiu que o pagamento de US$ 150 mil à exmodelo da Playboy Karen McDougal, em agosto de 2016, foi feito em coordenaçã­o com a campanha de Trump e tinha intenção de evitar acusações ao candidato.

McDougal diz ter tido um caso com Trump em 2006 e contou a história ao National Enquirer, que, embora tenha pagado a ela o valor combinado, não publicou a reportagem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil