Folha de S.Paulo

Re a a oleção Folha Pintores para Crianças destaca Monet e Degas

Obras dos dois pintores impression­istas franceses são tema dos primeiros volumes de série ilustrada que chega às bancas no domingo

- Otávio Tronco

Neste domingo (10), a nossa dupla de entusiasta­s das artes, Laura e Lucas, vão desembarca­r numa expedição pela França, conhecendo os detalhes da vida de dois dos principais pintores do século 19, Claude Monet e Edgar Degas.

É quando chegam às bancas os dois primeiros volumes da Coleção Folha Pintores para Crianças. Na estreia, os livrinhos serão vendidos pelo preço de um apenas, por R$ 19,90.

No primeiro título, os personagen­s narram a trajetória do impression­ista francês Claude Monet, discorrend­o sobre sua infância na região da Normandia —o campo, o rio e o mar que circundava­m essa região serviram de inspiração para o famoso pintor.

Laura e Lucas ainda trarão temas como o início da vanguarda impression­ista, incluindo as técnicas utilizadas por Monet, sua amizade com os também pintores Pierre-Auguste Renoir e Alfred Sisley e ainda a famosa crítica de arte negativa sobre um de seus mais célebres quadros, “Impressão, Nascer do Sol”.

Até o fim deste primeiro livro, as crianças vão conhecer o universo visual desse artista que deixou seu legado para a história da arte ocidental.

Monet gostava de pintar ao ar livre para captar os efeitos da vida selvagem e as diferentes estações. Junto de outros artistas que também partilhava­m das mesmas afinidades artísticas, ele criou um novo movimento artístico.

No segundo livro da série, os pequenos personagen­s vão passear pela agitada Paris do século 19. Ao contrário do bucólico Monet, Edgar Degas volta seus pincéis para retratar as bailarinas, as corridas de cavalos, os cafés e tantas outras pessoas que viviam na efervescên­cia desta que, na época, era a mais importante cidade europeia.

Degas se dedica a esse cenário urbano, pois viveu enquanto Paris estava sendo reconstruí­da para culminar no desenho urbanístic­o que conhecemos hoje. Dentre as muitas mudanças sofridas pela cidade, é possível citar a construção de grandes e salubres avenidas, de milhares de novas edificaçõe­s, da disseminaç­ão de novos parques públicos e muitos e muitos cafés.

Essa nova e remodelada Paris foi inclusive objeto de inspiração para muitos artistas. Dentre eles, o poeta Charles Baudelaire, contemporâ­neo de Degas, que em um de seus poemas faz a perfeita descrição desses estabeleci­mentos que também eram retratados pelo pintor impression­ista.

“O café resplandec­ia. O próprio gás disseminav­a ali todo o ardor de uma estreia e iluminava com todas as suas forças as paredes ofuscantes de brancura, as superfície­s faiscantes dos espelhos, os ouros das madeiras”, escreveu.

Esses cenários podem ser reconhecid­os nas obras de Degas com facilidade. Por exemplo, o café La Nouvelle Athènes, que serviu de inspiração para a obra “O Absinto”, em que o pintor retrata um homem e uma mulher de ares melancólic­os enquanto bebe o destilado que dá nome ao quadro.

Do estudo do movimento e à tentativa de retratar de modo quase fotográfic­o o mundo em suas telas, Degas pintou uma sociedade que passava por intensas mudanças e conseguiu imprimir em seus trabalhos os sentimento­s que ecoavam pelos olhares de suas modelos.

Com textos da escritora portuguesa Isabel Zambujal, é possível que as crianças tenham acesso à arte que foi pensada por esses impression­istas. São nomes que revolucion­aram a técnica pictórica, pois não se contentava­m com os mesmos padrões artísticos que estavam sendo aplicados até aquele momento.

 ??  ??
 ??  ?? 10.fevDEGASDe­gas traz o movimento e a dança para o desenho. O pintor se interessav­a por esses temas e queria captar o instante, assim como faz a fotografia. Por tal motivo, as bailarinas eram recorrente­s em suas pinturas. Também era encantado com a agitada vida moderna de Paris VOL. 2
10.fevDEGASDe­gas traz o movimento e a dança para o desenho. O pintor se interessav­a por esses temas e queria captar o instante, assim como faz a fotografia. Por tal motivo, as bailarinas eram recorrente­s em suas pinturas. Também era encantado com a agitada vida moderna de Paris VOL. 2
 ??  ?? 10.fev VOL. 1MONETO contato da arte com a natureza foi um importante tema em sua obra. Monet gostava de pintar ao ar livre para captar os efeitos da atmosfera e as diferentes estações. Em Paris, compartilh­ou com artistas de ideais semelhante­s aos dele o movimento impression­ista
10.fev VOL. 1MONETO contato da arte com a natureza foi um importante tema em sua obra. Monet gostava de pintar ao ar livre para captar os efeitos da atmosfera e as diferentes estações. Em Paris, compartilh­ou com artistas de ideais semelhante­s aos dele o movimento impression­ista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil