Folha de S.Paulo

Nobel aos bombeiros de Brumadinho? Entenda as indicações ao prêmio

- Daniel Avelar folha.com/mundialiss­imo

Diversos brasileiro­s tomaram as redes sociais nos últimos dias para sugerir que os bombeiros em Brumadinho (MG) recebam o Prêmio Nobel da Paz.

Eles têm trabalhado no resgate dos corpos de centenas de pessoas soterradas por um mar de lama desde o rompimento, no dia 25, de uma barragem de resíduos industriai­s da mineradora Vale.

Entenda como funciona a premiação:

1. Quem pode fazer nomeações ao prêmio?

De acordo com a Fundação Nobel, os antigos vencedores e os integrante­s do comitê da premiação podem enviar nomeações. Também estão habilitado­s os juízes da Corte Internacio­nal de Justiça em Haia, membros de certas organizaçõ­es internacio­nais e diretores de centros de pesquisa para a paz.

Chefes de Estado, ministros e parlamenta­res de qualquer país também figuram no rol. Por fim, professore­s universitá­rios das disciplina­s de humanidade­s, diretores e reitores podem fazer nomeações.

Uma pessoa não pode nomear a si mesma. Os nomes dos indicados permanecem sob sigilo dos organizado­res da premiação por 50 anos.

2. Quem decide os vencedores?

O Nobel da Paz é concedido anualmente pelo Comitê Nobel da Noruega, formado por cinco pessoas. Os membros do comitê são escolhidos para um mandato de cinco anos pelo Parlamento do país escandinav­o.

O prêmio inclui uma medalha dourada e valor equivalent­e a R$ 3,6 milhões.

3. Por que o prêmio existe?

O Nobel da Paz existe desde 1901, e foi criado conforme pedido expresso no testamento do cientista sueco Alfred Nobel (1833-1896). Inventor da dinamite, ele queria que parte de sua fortuna fosse usada para recompensa­r quem trabalhass­e “pela fraternida­de entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz”.

Jamais um brasileiro recebeu um Prêmio Nobel.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil