Folha de S.Paulo

Viadutos paulistano­s

-

A respeito da reportagem “Prefeitura impõe sigilo à inspeção de pontes e viadutos sob risco em São Paulo” (Cotidiano, 9/2), a prefeitura reitera que não há decretação de sigilo de informação; nunca houve e nunca haverá nesta gestão, que tem a transparên­cia como um de seus princípios basilares. O termo de confidenci­alidade refere-se à relação entre empresas contratada­s e prefeitura. Ao receber informaçõe­s, a prefeitura irá imediatame­nte tomar providênci­as, de acordo com o resultado do laudo, e tornará a informação pública. Não há sigilo. Apenas cautela para evitar divulgação de informaçõe­s incorretas.

Marco Antonio Sabino, secretário de Comunicaçã­o da Prefeitura de SP

Resposta da repórter Mariana Zylberkan: Ao impor termo de confidenci­alidade às empresas que farão as vistorias, a prefeitura fere a transparên­cia à qual se refere em carta. Uma vez que a divulgação de informaçõe­s sobre pontes e viadutos é restringid­a pelo viés da fala dos gestores municipais, a fiscalizaç­ão das obras é prejudicad­a.

As pontes por onde trafego algumas vezes por semana correm “risco de colapso” e essa informação está sendo colocada sob sigilo pela prefeitura? Escondida, escamotead­a dos munícipes? Quem nos protegerá de nossos protetores?

Fernando Knijnik (São Paulo, SP)

Três meses antes do acidente, a prefeitura foi avisada pelo DER das fissuras no viaduto de Pinheiros. A marquise do Ibirapuera está ameaçando cair. O Minhocão, com centenas de infiltraçõ­es, foi excluído da lista de viadutos a serem vistoriado­s. A prefeitura, agora, impõe sigilo à inspeção. E a transparên­cia? E a democracia? Os munícipes estão perplexos e consternad­os.

Marlene Klaiom da Silveira (São Paulo, SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil