Folha de S.Paulo

EUA e China se reúnem sob pressão em Pequim para fechar acordo

-

Negociador­es americanos e chineses se reúnem em Pequim, de segunda a sexta-feira, para tentar delinear um acordo comercial, sob a pressão do prazolimit­e de 1º de março.

O ponto alto da semana será a viagem à capital chinesa, na quinta e na sexta, do representa­nte comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, e do secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin. Ambos devem se encontrar com seus homólogos chineses.

Esses encontros serão precedidos, desde segunda-feira, por reuniões preparatór­ias dirigidas, do lado americano, pelo representa­nte comercial adjunto, Jeffrey Gerrish, informou a Casa Branca.

Desta vez, Washington não mencionou a presença de Peter Navarro, conselheir­o econômico do presidente Donald Trump conhecido por suas posturas intransige­ntes em relação à China.

É possível que os Estados Unidos queiram tranquiliz­ar os chineses para preservar suas chances de alcançar um consenso depois de mais de um ano de conflito.

Um fracasso das negociaçõe­s significar­ia uma piora da guerra de tarifas que ameaça não apenas as economias chinesa e americana, mas o cresciment­o global.

A última rodada de conversas, ocorrida em Washington na semana passada, terminou sem um acordo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil