Folha de S.Paulo

Reajuste de aposentado­ria não cobre despesas básicas

- Marcela Marcos Agora

Os aposentado­s do INSS já estão recebendo o benefício com o reajuste anual, mas o percentual de 3,43% para quem ganha mais do que o piso não será suficiente para despesas básicas.

O IPC-3i (Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade), calculado pela FGV (Fundação Getulio Vargas), ficou acima da inflação geral do país medida pelo INPC.

Segundo o índice, que mede a variação da cesta de consumo de famílias compostas, em sua maioria, por pessoas com mais de 60 anos, a alta acumulada em 2018 foi de 4,75%. Os dados mostram que a inflação subiu de 0,69% para 0,80% no último trimestre.

Os grupos que mais pressionar­am no ano passado foram os de saúde e cuidados pessoais e alimentaçã­o, com altas de 6,63% e 5,88%, respectiva­mente. No grupo principal, os aumentos dos planos de saúde (10,07%), dos gastos com consultas (9,74%) e dos medicament­os (3,92%) foram os vilões do orçamento dos mais velhos, que dependem mais desses serviços.

Já no último trimestre, a inflação para os idosos foi pressionad­a pelo grupo vestuário, que saiu de uma queda de 0,55% para alta de 1,46%, e educação, leitura e recreação (de 2,21% para 2,85%).

As passagens aéreas tiveram uma das maiores variações do índice, saltando de 19,60% para 30,61% no período.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil