Folha de S.Paulo

Jair Bolsonaro é eleito pessoa do ano pela Câmara Brasil-EUA

- Anna Virginia Balloussie­r

Após “melhora clínica progressiv­a”, o presidente Jair Bolsonaro deixou a Unidade de Terapia Semi-Intensiva e foi para um apartament­o do hospital Albert Einstein, onde está internado há 16 dias.

Segundo boletim médico divulgado na segunda (11), Bolsonaro, diagnostic­ado na semana passada com pneumonia, “não apresenta dor, febre e segue com melhora do quadro pulmonar”. Os médicos suspendera­m a nutrição parenteral (nutrientes por via endovenosa) e introduzir­am “dieta leve”, com manutenção de suplemento nutriciona­l.

“Estão sendo mantidas as medidas de prevenção de trombose venosa, realizados exercícios respiratór­ios, de fortalecim­ento muscular e períodos de caminhada fora do quarto”, diz o texto assinado pelo cirurgião Antônio Luiz Macedo, pelo cardiologi­sta Leandro Echenique e por Miguel Cendoroglo, diretor superinten­dente do Einstein.

O boletim afirma que, “por ordem médica, as visitas permanecem restritas”. No mesmo dia, contudo, Bolsonaro recebeu o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e os ministros Sergio Moro (Justiça), general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucio­nal) e Fernando Azevedo e Silva (Defesa).

Dois dias antes, o presidente, que se recupera de uma cirurgia de retirada de bolsa de colostomia, começou sua dieta pastosa após dias de alimentaçã­o líquida: creme de legumes com carne, creme de pera e picolé de limão. O próximo passo: ingerir sólidos.

A previsão é que Bolsonaro termine seu tratamento com antibiótic­os na quinta (14). Aliados disseram que o presidente gostaria de deixar o hospital já na quarta (13), mas que a decisão será dos médicos.

Em “visita solidária” ao presidente, Doria disse que ele se mostrou confiante de que receberá alta hospitalar nesta semana e já tem planos de se encontrar na sexta (15), em Brasília, com o ministro Paulo Guedes (Economia), para discutir “a reforma mais importante que o país tem pela frente”, a da Previdênci­a.

Bolsonaro poderia até fechar na semana que vem o texto final sobre mudanças no regime previdenci­ário que será apresentad­o ao Congresso, segundo Doria. Isso na capital do país, já que a hipótese de receber a proposta de reforma no Einstein está a princípio descartada, de acordo com o porta-voz da Presidênci­a, general Otávio Rêgo Barros.

À tarde, Bolsonaro disse à TV Band que, “se Deus quiser”, sairá do hospital nos próximos dias, possibilid­ade tambémanun­ciadapelom­inistroOny­xLorenzoni(CasaCivil). À tarde, o mandatário compartilh­ou uma foto em que, de pijama, faz a barba.

 ?? Divulgação ?? O governador João Doria (PSDB) encontra o presidente Jair Bolsonaro no hospital
Divulgação O governador João Doria (PSDB) encontra o presidente Jair Bolsonaro no hospital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil