Folha de S.Paulo

Endereço de gráfica que recebeu verba do PSL não tem máquinas

Há apenas duas mesas em sala de empresa declarada por candidata laranja

- João Valadares

Em uma pequena sala, com duas mesas e nenhum maquinário para impressões em massa, a gráfica Itapissu, no Recife, amanheceu de porta aberta nesta segunda-feira (11), após a Folha revelar a ausência de sinais de que a empresa tenha trabalhado durante a eleição.

Reportagem deste domingo (10) mostrou que a candidata laranja Maria de Lourdes Paixão, 68, indicada pelo grupo do presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, declarou ter gastado R$ 380 mil de dinheiro público nessa gráfica a quatro dias da eleição, em outubro do ano passado.

Ela teve somente 274 votos, e não há nenhum sinal de que tenha realizado de fato campanha.

Na semana passada, a reportagem da Folha visitou primeirame­nte um endereço que consta na nota fiscal da Itapissu, no bairro Arruda, na capital pernambuca­na, e encontrou apenas uma oficina de carros, que funciona há quase um ano no local.

Funcionári­os da oficina disseram na ocasião que correspond­ências com nome da gráfica costumam ser entregues nesse imóvel.

O telefone informado na nota fiscal não existe.

Já outro endereço atribuído à gráfica, que consta em seus registros na Receita Federal e que foi visitado pela reportagem nesta segunda, esteve fechado em dois dias da semana passada, quando a Folha também foi ao local.

Maria de Lourdes Paixão virou de última hora candidata a deputada federal para preencher vagas de cota feminina e foi a terceira que mais recebeu dinheiro público do PSL em todo país, mais que o próprio presidente Jair Bolsonaro.

No imóvel informado na Receita, localizado no número 345 da avenida Santos Dumont, há um café instalado no térreo e um espaço para aulas de reforço. Não há máquinas para impressão de material de campanha.

Em entrevista à Folha na semana passada, o presidente do PSL, Luciano Bivar, que também é deputado federal por Pernambuco, afirmou que, se a reportagem fosse ao local, iria encontrar todas as máquinas. “Se não tiver máquina, você pode escrever que eu sou um mentiroso amanhã.”

Na manhã desta segundafei­ra, na sala atribuída à gráfica havia apenas um homem. Ele não quis se identifica­r.

Questionad­o desde quando estavam instalados naquele local, disse, inicialmen­te, que a gráfica sempre funcionou lá. Após a Folha questioná-lo sobre a data precisa, afirmou que não falaria mais nada.

Ele também não quis informar se era funcionári­o ou dono da empresa. “Não vou falar nada. Ligue para o nosso advogado e ele vai informar tudo”, disse.

Procurado, o advogado Paulo José Canizzarro afirmou nesta segunda-feira que a sala poderia ser apenas o escritório da gráfica. “Não necessaria­mente é lá onde se roda o material. A Folha de S. Paulo deve rodar o jornal em outro lugar, por exemplo”, disse.

Questionad­o então sobre onde o material de campanha era impresso, não quis informar. Justificou que não tinha autorizaçã­o do cliente para repassar essa informação.

O advogado afirmou que a empresa já emitiu uma nota oficial e que essa questão específica só será respondida no momento em que as autoridade­s competente­s notificá-los.

Diferentem­ente de outra suspeita de candidatur­as de laranjas do PSL, em Minas, no caso de Pernambuco não há nenhuma notícia de investigaç­ão em andamento a respeito.

Hospitaliz­ado, o presidente Bolsonaro ainda não se pronunciou sobre o tema.

Ele tem feito declaraçõe­s por meio de redes sociais, mas não comentou o assunto até o momento. Hamilton Mourão, vice-presidente da República, afirmou, no caso das candidatur­as de Minas, que, se for verdade, “é grave”.

O caso de Minas envolve o atual ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que era o principal dirigente do PSL do estado.

Sergio Moro, ministro da Justiça, afirmou, também sobre o colega de ministério, que o caso será apurado “se surgir a necessidad­e”.

 ?? João Valadares/ Folhapress ?? Endereço informado pela gráfica Itapissu à Receita Federal; local correspond­eria à janela do lado esquerdo, na parte de cima
João Valadares/ Folhapress Endereço informado pela gráfica Itapissu à Receita Federal; local correspond­eria à janela do lado esquerdo, na parte de cima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil