Folha de S.Paulo

Mais de 95% dos juízes defendem criação de corregedor­ia para o STF

- Italo Nogueira

Mais de 95% dos magistrado­s ativos de primeira e segunda instância defendem que os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) também sejam submetidos a algum tipo de atividade correciona­l, como uma corregedor­ia interna.

O dado consta na pesquisa “Quem somos”, divulgada nesta segunda (11) pela Associação dos Magistrado­s Brasileiro­s. O estudo foi antecipado pela coluna Painel.

O apoio à criação de uma corregedor­ia interna do STF também vem de ministros de tribunais superiores (STF e STJ). Entre os que respondera­m à pesquisa, 75% concordam com a criação de um órgão correciona­l na mais alta corte do país.

Os ministros do STF não são submetidos ao controle da Corregedor­ia do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que realiza as sindicânci­as nos demais tribunais do país.

A pesquisa, conduzida em 2018 pelos sociólogos Luiz Werneck Vianna, Maria Alice Carvalho e Marcelo Burgos, da PUC-Rio, teve a resposta de cerca de 19% dos magistrado­s ativos e 13% dos inativos.

Em meio à polêmica sobre o pagamento de auxílio-moradia, o levantamen­to mostrou que mais de 70% dos magistrado­s entrevista­dos são donos de uma casa própria.

De acordo com os dados, 70,1% dos juízes de primeira instância declararam ser proprietár­ios de um imóvel, enquanto 93,2% magistrado­s da segunda informaram ter casa própria.

De acordo com a pesquisa, 22,5% dos magistrado­s de primeira instância viviam em imóvel alugado.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil