Folha de S.Paulo

Receita reconhece apuração preliminar sobre Gilmar Mendes

-

A Receita Federal reconheceu nesta segunda-feira (11) que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes foi alvo de apuração preliminar interna. Em nota, o órgão ponderou que não há procedimen­to formal de fiscalizaç­ão sobre o magistrado.

Na sexta (8), a coluna Radar, da revista Veja, mostrou que a Receita teria aberto uma investigaç­ão para identifica­r supostos “focos de corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio ou tráfico de influência” do magistrado e de sua mulher, Guiomar Mendes.

Nesta segunda, o órgão afirmou que as afirmações “constantes no documento que acompanha a matéria não estão amparadas em evidências verificada­s durante o procedimen­to de análise preliminar, de caráter interno, que podem ou não resultar de forma motivada em abertura de procedimen­to de fiscalizaç­ão”.

Ao pedir que o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, buscasse apuração dos fatos, Gilmar afirmou que os documentos deixariam claro que se trata de investigaç­ão criminal, o que não seria competênci­a do órgão. Na nota, a Receita afirma que tem autonomia para elaborar representa­ção para fins penais em casos de indícios de crimes.

A Corregedor­ia da Receita instaurou apuração para esclarecer os fatos. Segundo a nota, o dossiê que trazia os documentos sobre Gilmar foi identifica­do, bem como as pessoas que tiveram acesso a ele. A identifica­ção dos responsáve­is pelo vazamento ainda está em apuração.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil