Folha de S.Paulo

Vale deverá ter participaç­ão reduzida no Ibovespa em maio, dizem economista­s

-

O rompimento da barragem em Brumadinho (MG), que chegou a fazer a Vale perder mais de R$ 70 bilhões em valor de mercado, deverá também reduzir a participaç­ão da mineradora no Ibovespa, segundo economista­s.

O índice, composto pelas ações mais negociadas e representa­tivas na Bolsa, é renovado a cada quatro meses. A próxima atualizaçã­o ocorrerá em maio.

O papelordin­áriodaVale­éo que tem o terceiro maior peso da carteira, atrás de ações preferenci­ais de Itaú e Bradesco.

“Provavelme­nte a empresa terá uma perda de peso no índice. Embora seja pouco provável que saia da lista, pode mudar de posição”, diz Joelson Sampaio, coordenado­r do curso de economia da FGV EESP.

O efeito também poderá se estender para outras empresas ligadas ao setor, de acordo com Marcos Piellusch, co- ordenador do Labfin da FIA.

“Todas as mineradora­s de alguma maneira sofrem em função da expectativ­a de mudanças como a possibilid­ade de ter barragens fechadas ou de ter produções suspensas.”

Tudo dependerá dos próximos dois meses, mas é preciso considerar também que há chance da importânci­a do papel no Ibovespa aumentar em maio, afirma Álvaro Bandeira, economista-chefe da Modal.

“A ação já vinha sendo bastante procurada por causa de sua política de dividendos, o que aumentou sua liquidez na Bolsa. Com a tragédia, foi muito mais negociada. Pode ser que cresça e depois caia no outro quadrimest­re.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil